sábado, 29 de outubro de 2011

O maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.



É possível que a redação desta passagem do evangelho de Mateus reflita a época em que os cristãos já tinham sido excluídos da comunidade judaica, de forma que o texto seja muitíssimo marcado pelo contexto da polêmica entre cristãos e judeus. A descrição e caracterização dos doutores da lei e dos fariseus não concorda em tudo com o que sabemos por outras fontes. E é fundamental que nos despojemos de um certo anti-semitismo ou de uma sempre tentada comparação entre uma aliança e outra, entre uma religião e outra, como se uma fosse melhor e outra, pior.

Numa fala de cunho nitidamente profético, Jesus procura chamar a atenção para a idolatria que pode estar escondida em qualquer prática religiosa, seja do tempo de Jesus, seja do nosso tempo: a contradição entre o dizer e o fazer ou entre a atitude do coração e o gesto exterior, a ambição pelos títulos, a sedução pelo poder, a busca de prestígio e ascensão pessoal. Tudo isso pode esconder, enfraquecer ou mesmo nos afastar da relação com o único Mestre, o único Pai, o único Guia.

O final do trecho ouvido apresenta um caminho de superação desta idolatria e de unificação do coração: o serviço. Por isso, em oposição ao retrato dos escribas e fariseus, Jesus pinta o retrato dos discípulos. À soberba dos que se vangloriam de títulos, os discípulos devem responder pela humildade e pela consagração ao reino. A nossa referência é o próprio Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir”.

Desta forma, o reunir-se em comunidade, o celebrar e o cantar o louvor de Deus não dispensam a conversão e a contrição do coração. O símbolo da cruz, trazido solenemente em procissão, na saída e na entrada de cada celebração, mantém diante de nossos olhos este horizonte e esta perspectiva da contínua e constante necessidade de conversão.
 (Extraído do Dia do Senhor)

Para refletir e partilhar:
01. Você acha que a prática religiosa das pessoas de hoje (especialmente dos líderes) se contradiz? Eles dizem uma coisa e fazem outra? Explique.
02. Quais são os ídolos que continuam a seduzir as pessoas de hoje, incluindo os cristãos?
03. Como o serviço ajuda a superar a idolatria? Quais serviços você vê na Igreja que colocam em prática os ensinamentos de Jesus?


Oração 

Deus da aliança, fonte de misericórdia,
por tua graça, teu povo eleito pode te servir com dignidade.
Dá-nos progredir sempre neste caminho,
sem nada mais preferir que o teu amor e o teu reino.
Por Jesus Cristo, nosso Senhor.



Um comentário:

  1. 01. Você acha que a prática religiosa das pessoas de hoje (especialmente dos líderes) se contradiz? Eles dizem uma coisa e fazem outra? Explique.
    R. Sim, com certeza. Já presenciei, alguns acontecimentos na matriz S. João Batista, onde o coordenador, se achou no direito, de humilhar e ofender uma pessoa, que estava ai, para se doar e para ajudar, e em outra ocasião, em uma reunião, o coordenador de uma pastoral disse que a partir daquela data as coisas iriam mudar e seriam feitas do jeito dele, além de, não ser humilde, não respeitar as outras pessoas, também não tem noção de democracia. Essas pessoas com certeza não entendem o que é a construção do Reino de Deus, talvez estejam na coordenação de uma pastoral para satisfazer seu ego, ou se promover, não entenderam por que Jesus Cristo veio.
    02. Quais são os ídolos que continuam a seduzir as pessoas de hoje, incluindo os cristãos?
    R. Não me sinto muito a vontade em falar sobre idolatria, sei que, em muitas festas da igreja católica, as pessoas ignoram o Cristo e festejam não sei bem o que, algo que acham ser maior que Deus, essas pessoas fazem isso muitas vezes movidas pela tradição, ou até mesmo por ignorância. Isso não acontece só com católicos, com pessoas de outras religiões também, elas se apegam em promessas que vão conseguir bens materiais, salvação, cura, etc. , não sabem que Deus é amor, bondade, misericórdia, que é Pai e Mãe.
    03. Como o serviço ajuda a superar a idolatria? Quais serviços você vê na Igreja que colocam em prática os ensinamentos de Jesus?
    R. Todo serviço que nos coloca junto ao nosso próximo.Os serviços das pastorais sociais é um exemplo, que tem como objetivo os pobres, aqueles que sofrem com doenças, injustiças, abandono, discriminação, etc.
    Celi

    ResponderExcluir