segunda-feira, 14 de março de 2016

'Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra.'

V Dom Quaresma (Ano C):    Isaías 43,16-21; Salmo 126(125); Filipenses 3,8-14; João 8,1-11.

Jesus, depois de passar a noite em oração no monte das Oliveiras, volta ao Templo de Jerusalém. Sentado, na posição de Mestre, ensina ao povo reunido em volta dele. Os escribas e os fariseus apresentam o caso da mulher surpreendida em adultério. Segundo Lv 20,10 e Dt 22,23- 24, a mulher e o homem que praticavam o adultério eram apedrejados até a morte. Mas, o Deus da vida não tem prazer com a morte do pecador, pois deseja que mude de conduta e viva (Ez 18,23). Homens e mulheres são chamados à conversão, para acolher o amor misericordioso do Pai, revelado em Jesus. A palavra do Mestre de Nazaré convida os acusadores a rever as próprias atitudes: Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra (8,7). Sendo enviado pelo Pai não para condenar, mas para salvar (cf. Jo 3,17), Jesus começa um novo diálogo com a mulher, que continuava no meio, em pé. Ele oferece o perdão e as condições para seguir uma vida nova e plena: Vai, e de agora em diante não peques mais (8,11). 

O profeta, durante o exílio da Babilônia, consola o povo sofrido com a esperança de uma nova libertação (1ª leitura). Deus, que realizou maravilhas no êxodo, abrirá um caminho novo no deserto, para conduzir o povo de volta à terra prometida. O salmo canta a esperança de salvação que reconduziu os exilados a Sião. A conformidade a Cristo exige conhecimento profundo, para experimentar a força da sua ressurreição e permanecer firme na caminhada em busca da meta (2ª leitura).

O encontro com Jesus possibilita experimentar a misericórdia do Pai que perdoa e conduz a um caminho novo de salvação. Paulo, modelo de adesão à Boa Nova de Cristo, nos ensina a unir as forças na luta para transformar as estruturas de pecado.

A mesa da Palavra de Deus neste domingo nos convoca a experimentar a imensa misericórdia de Deus que é capaz de realizar prodígios maiores do que os vividos no Êxodo (cf. Is 45,15-20) e ainda a superar o legalismo para salvar e dar a vida às pessoas. Renovemos a nossa fé no Senhor da Vida e corramos para a meta, que é Cristo, nosso Senhor..
 (Extraído da Revista de Liturgia)

Oração 

Senhor, nosso Deus,
dá-nos a graça de caminhar com alegria
no mesmo amor que levou teu Filho
a entregar a sua vida pela salvação da humanidade.
Por Cristo, nosso Senhor. 
Amém.


Misericordias domini in aeternum cantabo
(A misericórdia do Senhor, sempre, sempre eu cantarei)

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.
Para sempre proclamarei a sua fidelidade.
Os céus celebram as tuas maravilhas, Senhor!
Feliz o povo que sabe louvar e bendizer e caminhar à luz do teu rosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário