sábado, 25 de setembro de 2010

Se eles não escutam a Moisés e aos profetas, mesmo que um dos mortos ressuscite, eles não ficarão convencidos. (XXVI DTC - Ano C)

A narrativa do evangelho apresenta um homem muito rico e um pobre mendigo, Lázaro. A finalidade do texto é principalmente ilustrar a necessidade de conversão e de fé. A escuta, a adesão à palavra de Deus é fundamental para acolher os sinais de salvação. Por meio da vida, morte e ressurreição, Jesus indicou o caminho a seguir, centrado no amor a Deus e ao próximo. A palavra de Deus leva a abrir o coração para a partilha e a solidariedade. Faltava ao “homem rico” observar os ensinamentos de Deus, que desde Moisés e os Profetas apresentam as exigências de amar e socorrer os pobres. A vida oposta ao projeto de Deus, a falta de comunhão e partilha o conduziu ao abismo profundo, à separação da felicidade plena.
A profecia de Amós, na 1ª leitura, está situada no século VIII a.C. O profeta exorta os que buscam apenas o próprio bem- estar, “indiferentes ao sofrimento de José”, ou seja, dos irmãos necessitados. O contraste entre ricos e pobres impedia a formação de uma sociedade igualitária, com sua própria autonomia. Por meio do Salmo, louvemos ao Senhor, pois ele ampara os que confiam em seu amor, abrindo-lhes os olhos, levantando-os do chão. A 2ª leitura orienta a cultivar as boas virtudes: “a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão” (v.11). É necessário conservar a fidelidade a Cristo, assumindo a missão com radicalidade, na solidariedade do “bom combate”.
Como no tempo do profeta Amós, de Jesus e das primeiras comunidades cristãs, as riquezas do mundo, que são destinadas a todos, continuam acumuladas, usufruídas por uma minoria de afortunados. A escuta atenta da palavra de Deus nos impele a ajudar os pobres Lázaros sentados no chão junto às portas, à margem da sociedade.

(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:
1.Como a Palavra de Deus (“Moisés e os Profetas”) pode nos ajudar a viver em comunhão com Deus e com o próximo?
2.Sua vida é centrada na Palavra de Deus? Isso faz diferença nas suas decisões pessoais? De que maneira?
3.Como os cristãos podem combater o abismo que existe entre os ricos e os pobres? Você conhece algum grupo e/ou pessoa que faz isso?

Oração

Ó Deus, amigo dos pobres,
reúne os que estão dispersos e sem orientação,
sustenta os abandonados,
liberta os prisioneiros, restitui a luz aos cegos,
acolhe os órfãos e as viúvas,
ouve o clamor do teu povo que sofre.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.



L: Adolfo Temme M: popular Maranhão
Quem ouvir e praticar a Palavra da Escritura, (bis)
Fez a casa no rochedo, uma obra que pertudura; (bis)
Contra chuva, contra vento esta casa é segura. (bis)


Mas aquele que ouvir e não praticar na vida, (bis)
Fez a casa na areia, uma construção perdida; (bis)
Pela chuva, pelo vento vai ser logo destruída. (bis)

Um comentário:

  1. Este evangelho e um grande chamado a por em pratica aquilo que ouvimos dos "profetas".Tudo oque faco procuro meditar e tento entender determinada atitude diante de Deus.Se acho que determinada atitude nao agrada a Deus,entao sei que preciso melhorar.Demorei muito tempo mas hoje eu sei,nao e Deus que constroi muros mas o proprio homen.Acredito que cada vez que somos indiferentes as necessitados dos outros construimos novos muros.

    ResponderExcluir