sábado, 4 de setembro de 2010

Se alguém vem a mim, mas não se desapega... não pode ser meu discípulo. (XXIII DTC)

Jesus, acompanhado de uma numerosa multidão, aproveita o momento para ensinar como ser discípulo/a. Ele mostra que é necessário colocar o Reino de Deus em primeiro lugar, acima de interesses pessoais contrários ao seu projeto. O seguimento de Jesus exige disposição para carregar a cruz e doar a vida por amor. Abraçar a cruz implica em participar da missão de Jesus, entregando a vida a serviço do evangelho. As pequenas parábolas, da torre a construir (vv.28-30) e da guerra a conduzir (vv.31-32), ilustram a necessidade de planejar, empenhando-se cada dia na vivência cristã. Exortam a ser sábios construtores, colocando a família, os bens materiais a serviço da edificação de uma sociedade mais fraterna. Implica em realizar a missão com entusiasmo, sendo o sal que dá o sabor, como acentua o texto seguinte (vv.34-35). 
A 1ª leitura reflete sobre o sentido da vida humana. A Sabedoria possibilita conhecer e compreender os desígnios de Deus. O “Espírito” conduz as pessoas a viverem com retidão no caminho do Senhor. O salmo ensina a confiar na bondade e misericórdia do Senhor, pois a vida humana é frágil. Paulo, na 2ª leitura, escreve uma pequena carta, intercedendo pelo escravo Onésimo, gerado na fé em Cristo. Ele pede que o patrão Filêmon o receba de volta não mais como escravo, mas como irmão (v.16). A comunhão no Senhor, os valores do evangelho, transforma as barreiras sociais, torna os privilégios humanos insignificantes.
O seguimento a Jesus exige desprendimento, compromisso para colocar o seu projeto de vida e salvação acima de tudo. Somos chamados/as a cooperar na construção do Reino de Deus. Paulo nos ensina a fundamentar nossas relações no amor de Cristo, superando os conflitos comunitários e as desigualdades sociais. 
(Extraído da Revista de Liturgia)


Para refletir/partilhar:

01. Quais são as renúncias mais difíceis que somos chamados/as a realizar por causa do Evangelho?
02. As parábolas do Evangelho de hoje ilustram a importância do planejamento. Meu grupo e a minha comunidade têm alguma meta? Isso é importante? Por quê?
03. Tenho um projeto pessoal de vida sintonizado com o Evangelho?


Oração

Deus de bondade e de ternura,
afasta de nós toda acomodação e instalação,
para que possamos, 
de coração disponível,
nos dedicar ao serviço do teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.


The kingdom of god is justice and peace and joy in the Holy Spirit.
Come, Lord, and open in us the gates of your kingdom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário