sábado, 2 de outubro de 2010

Senhor, aumenta a nossa fé! (XXVII DTC - Ano C)

Jesus utiliza a imagem do grão de mostarda, considerada a menor de todas as sementes, para transmitir sua mensagem. Os apóstolos, isto é, os enviados pedem ao Senhor o aumento da fé, diante dos desafios da missão. A fé, mesmo pequena como um grão de mostarda (v.6), fortalecida pela confiança total em Deus, torna-se grande. Quando autêntica, a fé possibilita criar o novo, fazer acontecer mudanças, aparentemente impossíveis. A imagem da árvore arrancada e plantada no mar representa a força eficaz da fé. A confiança, a fé na palavra de Jesus possibilita colocar-se a serviço do Reino, no amor e na gratuidade. Somos simples servos, chamados a trabalhar na busca e construção de uma sociedade solidária, justa, igualitária. Deus dará muito mais aos que esperam e confiam em sua graça, deixando de se considerar indispensáveis no serviço.
A 1ª leitura descreve a vocação profética de Habacuc, numa época de expansão do poder babilônico. Habacuc, no diálogo com o Senhor, apresenta um lamento, uma queixa, uma vez que está cercado de opressão, violência, discórdias e guerras. A resposta do Senhor manifesta-se na história através da ação daqueles que permanecem fiéis aos seus ensinamentos. O justo viverá por sua fidelidade (2,4). O salmo convida a escutar a voz de Deus, renovando a aliança de amor, o compromisso de permanecer em seus caminhos. Timóteo, na 2ª leitura, e toda a comunidade cristã, é exortado a reavivar o carisma, o ministério confiado por Deus. O Espírito de Deus nos fortalece e capacita para testemunharmos a Boa Nova de Jesus Cristo, o precioso bem que nos foi confiado.
Somos chamados a viver com fidelidade nossa vocação profética, como Habacuc, denunciando tudo o que se opõe ao projeto de amor e justiça de Deus. Que a nossa fé, revigorada pela palavra e pela eucaristia, persevere no testemunho do evangelho, construindo assim um mundo melhor, de paz e fraternidade
 (Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e partilhar:
1. Sua fé já te ajudou a enfrentar e superar pequenos e grandes obstáculos?  Partilhe. Você também já se sentiu como os apóstolos dizendo, “Senhor, aumenta nossa fé!”?  Como conseguiu manter-se no caminho da fé?
2. Como a fé está relacionada ao serviço? Sua fé influencia suas escolhas políticas? Como?

Oração

Ó Deus, parceiro fiel da aliança,
renova a nossa fé e a alegria de ter servir.
Afasta de nós todo desânimo
e derrama sobre nós o teu amor e a tua força,
Porque sem ti, nada podemos fazer.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.


Agostinha Vieira de Melo
Teu sol não se apagará,
tua lua não terá minguante,
porque o Senhor será tua luz,
ó Povo que Deus conduz!


2 comentários:

  1. First of all, I love the photography and video that you made with such a beautiful song, great work! Lately, I am recognizing very acutely my weaknesses and failings, and it has been very difficult because my brother, with whom I am very close, just went overseas to study, and I do not have much of my support system left here at home. But, this is where faith has come to bear, and I am coming to understand better what the Lord said to Paul: "My grace is enough." This Sunday's gospel inspires me to ask for stronger faith, and to turn my focus away from myself and to try to serve others, even in small ways, rather than waste too much time and energy simply worrying about myself. Through serving others in faith, I think we will find healing for our own wounds and refreshment for our spirits because such actions invite the presence of Christ among us.

    ResponderExcluir
  2. Minha fé no meu Deus de amor, bondade e misericórdia sempre me ajudaram a superar os pequenos e grandes obstáculos que surgiram em meu caminho, hoje não sei onde estaria e como estaria se não fosse minha fé, muitas vezes quando a vida tentou me derrubar, pedi ao Senhor aumentar a minha fé e também contei com encorajamento e ajuda de amigos de caminhada. A fé está relacionada com o serviço, pois se não servimos ao próximo nossa fé é uma fé vazia. Minha fé me ajudou a escolher os candidatos nesse último domingo, os escolhi pelo serviço que eles(as) já prestaram e pelas propostas apresentas que estavam voltadas aos pobres e marginalizados.
    Celi

    ResponderExcluir