segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ascensão do Senhor

Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. (Mc 16, 15)

O Evangelho da Solenidade da Ascensão do Senhor (Mc 16, 15-20) é parte do trecho 16, 9-20 do de Marcos e é considerado pelos estudiosos como um posterior acrécimo ao Evangelho. O comentário da Bíblia Sagrada - Edição Pastoral, explica de maneira sucinta esta passagem.

Este trecho difere muito do livro até aqui; por isso é considerado obra de outro autor. Os cristãos da primeira geração provavelmente quiseram completar o livro de Marcos com um resumo das aparições de Jesus e uma apresentação global da missão da Igreja. Parece que se inspiraram no último capítulo de Mateus (28,18-20), em Lucas (24,10-53), em João (20,11-23) e no início do livro dos Atos dos Apóstolos (1,4-14).
Embora seja acréscimo de retalhos tomados de outros escritos do Novo Testamento, o trecho conserva o pensamento de Marcos, isto é: os discípulos devem continuar a ação de Jesus.

Na Festa da Ascensão do Senhor, somos convidados a não ficarmos parados, fixados na imagem da ascensão, mas a sair e anunciar o Evangelho a toda a humanidade. A força do Espírito Santo, protagonista da ação evangelizadora, nos impulsiona a levar adiante a missão de Jesus Cristo, num mundo às vezes hostil, outras vezes indiferente à sua mensagem de solidariedade, justiça e paz.

Para refletir e partilhar:

1. O que significa para mim "Anunciar a Boa-Notícia"?


Deus de compaixão,
tu nos amaste e perdoaste em Cristo.
Tu reconciliaste toda a humanidade em teu amor redentor.
Olha com bondade todos aqueles que trabalham e rezam
pela unidade das Comunidades cristãs, ainda divididas.
Dá-lhes serem irmãos e irmãs em teu amor.
Possamos nós ser um, “um em tua mão”.

Amém.

(Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2009)





Nenhum comentário:

Postar um comentário