... Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mt 28, 19)
No domingo da Solenidade da Santíssima Trindade, nós refletimos a passagem que conclui o Evangelho de Mateus (Mt 28, 16-20). Seguindo a ordem de Jesus para retornarem a Galiléia, os onze apóstolos vêem Jesus Ressuscitado e o adoram. A montanha onde eles se encontram é um lugar simbólico, que remete ao Sinai e ao lugar onde Jesus proferiu o famoso sermão no evangelho de Mateus (cf. Mt, 5-7). O fato do evangelho afirmar que alguns duvidaram parece atestar que fé e dúvida sempre fizeram parte da caminhada da Igreja. Depois, Jesus se aproxima deles e diz, "Toda autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos..." Jesus ressuscitado, Senhor da história, recebe toda a autoridade do Pai e confere ao onze a missão de fazer com que todos os povos se tornem seus discípulos. Em seguida, ele explica como isso dever ser feito: "...batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", e "...ensinado-os a observar tudo o que ordenei a vocês." Pelo batismo, nos tornamos participantes da vida divina e co-responsáveis pela missão de Jesus Cristo. A tarefa de ensinar o quê Jesus ordenou, nos faz voltar aos ensinamentos contido no evangelho, sobretudo ao Sermão da Montanha, onde as Bem-Aventuranças têm lugar central.
Os onze representam o primeiro núcleo da comunidade cristã. A missão de fazer discípulos que Jesus confere a eles é para todos nós. Ela é um chamado universal. Na Igreja, o ofício de ensinar é sempre urgente e requer o envolvimentos de todos. O ministério da Palavra, em toda sua diversidade, busca responder a este chamado. As palavras finais de Jesus no evangelho de Mateus nos conforta e anima, "Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo."
Para refletir e comentar: 1. O batismo no faz participantes da vida divina e da missão de Jesus Cristo. Como minha comunidade responde ao mandado de Jesus, "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos..."?
Bendito sejas vós Senhor Jesus, Emanuel, Deus-conosco,
por sempre nos acompanhar nos caminhos da história.
Vossa presença nos anima a seguir evangelizando segundo o vosso mandado,
e nos impulsiona a viver o dia-a-dia no espírito de vossas bem-aventuranças.
Por tudo isso, damos graças ao Pai,
em Cristo, nosso Senhor,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário