domingo, 10 de maio de 2009

Fiquem unidos a mim (V DTP)

Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. (Jo 15, 4)

No evagelho de hoje, João usa outra imagem do Antigo Testamento para falar da relação entre Jesus e seus discípulos. No Antigo Testamento, Israel é retratada como a videira do Senhor (cf. Is 5, 1-7; 27, 2-6; Jr 2, 21; Sl 80, 8-15). No evangelho, Jesus fala de si como a verdadeira videira e o Pai como o agricultor. Jesus afirma a necessidade de cada discípulo estar unido a ele e produzir fruto. É bom lembrar que o trecho de hoje faz parte do último discurso de Jesus e ocorre durante a última ceia. Este discurso representa o testamento de Jesus ao seus discípulos. Ele afirma a unidade dos seguidores de Jesus a partir da união pessoal de cada discípulo com o Senhor e sua palavra.

O Evangelho de João usa o verbo grego μένω (menō) para comunicar a relação entre Jesus (a videira) e seus discípulos (os ramos). Este verbo aparece diversas vezes em todo evangelho e pode ser traduzido como permanecer, ficar, habitar, morar etc. Aqui, é traduzido como "ficar/estar unido." Logo no início do Evagelho, os discípulos de João Batista indagam Jesus: "Rabi, onde μένεις (moras, habitas, permaneces, ...)? Ao longo do evangelho, os leitores descobrem que a verdadeira morada de Jesus é o Pai. E o Pai mora (está unido) em Jesus e realiza suas obras (Cf. Jo 14, 10-11). Da mesma maneira, Jesus requer dos seus discípulos semelhante união. Ele diz, "Fiquem unidos a (morem, permaneçam em, ...) mim, e eu ficarei unido a (morarei, permanecerei em, ...) vocês." (Jo 15, 4).

Ao permanecer unidos à Jesus, os discípulos produzem fruto. Na verdade, Jesus afirma que o discípulo que não produz fruto será jogado fora como um ramo, e secará. Produzir fruto, portanto, é missão essencial do seguimento de Jesus. E para produzir fruto, o discípulo deverá ficar unido a (morar em) Jesus.


Ó Deus da Vida,
vós plantates a verdadeira videira, Jesus,
e dela cuidades com amor.
Ajudai nos a ficar unidos a vossa videira,
ser nutridos por ela e dar muito fruto,
frutos de justiça, verdade e paz.
Amém.



Um comentário:

  1. Agradeço os recados e comentários postados. É sempre muito bom ler a opinião e a partilha de vocês. Isto me inspira a escrever. Que o Evangelho continue a nutrir a nossa vida de fé e formar nosso projeto de vida pessoal e comunitário.
    Grande abraço. Paz.

    ResponderExcluir