quarta-feira, 11 de maio de 2016

Pentecostes

Recebam o Espírito Santo. (Jo 20, 22)

Domingo de Pentecostes: At 2, 1-11; Sl 103 (104); 1Cor 12, 3b-7.12-13; Jo 20, 19-23

A solenidade de Pentecostes que hoje celebramos completa o ciclo Pascal. No Evangelho (Jo 20, 19-23), Jesus ressuscitado aparece no meio dos discípulos amendrontados e os saúda com a saudação da paz. Já não é a paz do mundo, mas a paz do crucificado-ressuscitado que venceu a violência da turtura e da cruz. Após a segunda saudação de paz, Jesus acrescenta, "Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês." Em seguida, Jesus sopra sobre os discípulos e diz, "Recebam o Espírito Santo." Para o autor do evangelho de João Pentecostes acontece aqui, no anoitecer do primeiro dia da semana, dia da ressurreição do Senhor. O sopro de Jesus sobre seus discípulos nos remete ao sopro de Deus na criação do ser humano em Gênesis (cf. Gn 2, 7). A missão do Espírito é recriar o mundo a partir da ressurreição de Jesus Cristo. A comunidade, por sua vez, recebe seu Espírito e é enviada por Jesus ao mundo assim como o Pai o enviou.

Celebrar a festa de Pentecostes é celebrar a vida do Espírito Santo que realiza em nós, pelas nossas palavras e nossas ações, a missão de Jesus. O mesmo Espírito que animou Jesus durante seu ministério, que impulsinou Paulo a evangelizar, sustentou os mártires de ontem e de hoje, dá vida e ânimo aos discípulos missionários de Jesus Cristo que se dedicam ao serviço do Reino.

Em 1968, Atenágoras, patriarca ecumênico de Constantinopla, falou na Assembléia do Conselho Mundial das Igrejas. No seu discurso, o patriarca refletiu sobre Espírito Santo nos seguintes termos:

"Sem o Espírito Santo,
Deus está distante,
o Cristo permanece no passado,
o evangelho uma letra morta,
a Igreja uma simples organização,
a autoridade um poder,
a missão uma propaganda,
o culto um arcaísmo,
e a ação moral uma ação de escravos.

Mas no Espírito Santo,
o cosmos é enobrecido pela geração do Reino,
o Cristo ressuscitado está presente,
o evangelho se faz força do Reino,
a Igreja realiza a comunhão trinitária,
a autoridade se transforma em serviço,
a liturgia é memorial e antecipação,
a ação humana se torna ação de Deus."

Para refletir e partilhar:
1. Como o Espírito Santo atua na sua vida pessoal, na sua comunidade e no mundo?


Vinde, Espírito Santo,
e enchei os corações dos vossos discípulos missionários
com vossos dons;
e acendei neles o amor como um fogo abrasador!
Amém
(Adaptação do refrão da aclamação do evangelho,
solenidade de Pentecostes)





Relembrando a Invocação pela Paz pelo Papa Francisco na tarde de Pentecostes 2014 com os presidentes de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmoud Abbas e Bartolomeu I, patriarca da Igreja Ortodoxa. 



Um comentário: