segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

'O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres...

III DTC – Ano C:  – Neemias 8,2- 4a.5-6.8-10; Sl 19B(18); 1Cor12,12-30; Lc 1,1-4; 4,14-21



No prólogo (1,1-4), a solidez dos ensinamentos, transmitidos pelas testemunhas oculares, suscita a fé e a experiência do amor de Deus (=Teófilo). Jesus, guiado pelo Espírito, exerce o seu ministério em toda a região da Galileia. Ele chega à cidade de Nazaré, onde fora criado, e entra na sinagoga em dia de sábado. Levanta-se para fazer a leitura e explicar o texto sagrado. O Espírito do Senhor me ungiu para anunciar a Boa Nova aos pobres; a libertação aos presos; a recuperação da vista aos cegos; a liberdade aos oprimidos e proclamar um ano da graça do Senhor (4,18-19; cf. Is 61,1-2; 58,6). As pessoas tinham os olhos fixos em Jesus, pois nele se cumprem as Escrituras. Cristo renova a esperança dos oprimidos, manifestando a graça, a benevolência, o favor de Deus. O ano da graça remete à libertação anunciada pelo ano jubilar, que segundo Levítico 25, proporcionava o cancelamento das dívidas, a libertação dos escravos e o retorno das pessoas às suas propriedades.

Esdras e Neemias animam o povo sofrido a reconstruir o país e a fazer renascer a identidade através da palavra de Deus (1ª leitura). A palavra suscita a adesão ao Senhor e transforma a tristeza em alegria, proporcionando a comunhão e a partilha. O/a salmista contempla a dádiva da Lei, a Torá, e expressa o seu valor vital, qual luz a iluminar o caminho da fidelidade. Pela fé em Cristo partilhamos de uma existência comum, formando um só corpo na diversidade de dons e ministérios que se completam no amor fraterno.

Em Jesus cumprem-se as Escrituras e o ano da graça do Senhor, pois ele proclama a salvação integral ao ser humano. O olhar fixo em Cristo e no seu projeto leva a centrar as forças no serviço ao Reino da vida. A Palavra nos ilumina para sermos amigos de Deus..
 (Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:
01. O que chamou a atenção no Evangelho? O que Jesus fez na sinagoga de Nazaré?
02. Qual é a boa-notícia que esta palavra traz para nós? Que atitude nos pede?
03. A exemplo de Jesus, você tem um projeto de vida, uma missão? Qual é?


Oração 

Ó Deus, rico em misericórdia,
dirige a nossa vida segundo o teu amor,
para que possamos, em nome do teu Filho,
frutificar em boas obras
e agir sempre a serviço da vida. 
Por Cristo, nosso Senhor.  Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário