domingo, 3 de janeiro de 2016

' ... Ao verem de novo a estrela, os magos ficaram radiantes de alegria!'

Epifania do Senhor:  –  Isaías 60,1-6; Salmo 72(71); Efésios 3,2-6; Mateus 2,1-12

No evangelho, Jesus se manifesta como o Messias e Filho de Deus, o verdadeiro Rei que nasce em Belém (cf. Mq 5,1) para apascentar o povo (cf. 2Sm 5,2). Os magos ou sábios do Oriente que representam todos os povos que acolhem a chegada do Rei-Messias prefiguram a missão universal de fazer discípulos/as em todas as nações (28,19). A fé, o reconhecimento e a adoração desses sábios contrastam com a cegueira dos que ignoram a presença do Salvador. Temendo os movimentos messiânicos como ameaças a seus interesses de poder e riqueza, Herodes convoca os sumos sacerdotes e os escribas que conhecem as Escrituras (vv.5-6), mas não reconhecem Jesus (21,15). Na 1ª leitura, Jerusalém em vias de reconstrução, acolhe os povos que regressam do exílio babilônico e de outras partes, carregados de oferendas. A glória de Deus resplandece nos povos que se unem para construir uma nova cidade, solidificada no amor e na justiça. No salmo, o rei, como figura da justiça e paz divina, tem a responsabilidade de ser agente da libertação para o povo. A 2ª leitura acentua que o plano da salvação de Deus, destinado a todo ser humano, foi realizado plenamente em Cristo. Romperam-se as barreiras que dividiam os povos e assim também os gentios, como membros do mesmo corpo, tornaram-se participantes da mesma promessa de salvação.


A Epifania celebra a manifestação da universalidade da salvação em Cristo e impele os povos, unidos pela fé, a reconhecê-lo e adorá-lo como Deus vivo e verdadeiro. Ele é a luz, a palavra que ilumina o nosso caminho para que façamos resplandecer a sua presença amorosa de verdade e vida.

O Senhor Deus, hoje nos revela o seu Filho a todas as nações. Que Jesus, sempre nos guie e nos fortaleça em todas as iniciativas de unidade, de comunhão e de preservação da terra.

 (Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e comentar:
01. Como a atitude dos magos em relação a Jesus se contrasta com a de Herodes?
02. Jesus se revela como luz para todas as nações, quais as barreiras que ainda precisam ser superadas nas comunidades e no mundo?

Oração 

Ó Deus de todos os povos, guiando os magos pela estrela,
tu revelaste hoje o teu filho Jesus a toda a humanidade.
Dá a nós, teus servos e servas, que já te conhecemos pela fé,
a graça de buscarmos sempre o teu rosto
e participarmos plenamente da tua luz.
Por Cristo, nosso Senhor! 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário