sábado, 16 de janeiro de 2016

“Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!”


II DTC – Ano C:  –  Isaías62,1-5; Salmo 96(95); 1 Coríntios 12,4-11; João 2,1-11


O sinal realizado por Jesus, em Caná da Galileia, assinala o começo de seu ministério público. Ocorre numa festa de casamento, imagem querida dos profetas para falar da relação amorosa de Deus com o povo (Os 2,16-22), como aparece na 1ª leitura. O profeta, após o exílio, em tempos de reconstrução, utiliza a imagem do casamento para expressar a alegria de Deus, o esposo, por sua amada, o povo. Contudo, na festa de Caná o vinho estava faltando. Jesus entra na festa como convidado. E a mãe de Jesus, símbolo do povo fiel à aliança, se dirige a ele ao perceber a falta de vinho, reconhecendo nele o esposo das novas núpcias, conforme já havia feito o Batista (cf. Jo 1,15.27.30). Na água, transformada em vinho manifesta-se a salvação já atuando em Jesus cuja obra vai ter pleno cumprimento na cruz, quando chegar a hora da sua glorificação. E os discípulos, que obedeceram a palavra de Jesus como servidores do reino, acreditaram nele, ao ver a transformação da água. Na 2ª leitura a diversidade dos dons e serviços indica que os discípulos e discípulas de Jesus formam uma comunidade servidora, sempre a oferecer o vinho do amor e da compaixão.

Como a mãe de Jesus e os discípulos, acolhemos a Palavra do Senhor que pode transformar em nossa vida aquilo que foi ficando desgastado com o passar do tempo. Pela fé em Cristo, formamos um só corpo, no mesmo Espírito, na nova comunidade com o vinho novo do amor, a serviço do reino no mundo.

No início do tempo comum, depois do natal e antes da quaresma, lemos o início da missão de Jesus, com o chamado dos discípulos e a proposta do Reino. São domingos marcados por um clima de manifestação do Senhor. Hoje, Ele se manifesta num casamento em Caná da Galileia. O sinal ali realizado inaugura o novo tempo que começa com a missão de Jesus, Messias e Filho de Deus. Com sua presença manifesta-se a glória de Deus. Na celebração, sinal visível da aliança de Deus conosco, Jesus Cristo se entrega a nós nos sinais do pão e do vinho. Que Ele nos torne um só corpo – comunidade de fé, em contínua conversão.

 (Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e partilhar:
01. Quais são as situações hoje que precisam serem transformadas no vinho novo do amor, da comunhão e do serviço?
02. O que este primeiro sinal de Jesus no evangelho de João nos ensina a respeito da sua missão? E qual a boa-notícia que esta palavra nos traz para nós hoje?

Oração 

Deus eterno e todo-poderoso,
que governais o céu e a terra,
escutai com bondade as preces do vosso povo
e dai ao nosso tempo a vossa paz.
Por Cristo, nosso Senhor. 
Amém.



Nenhum comentário:

Postar um comentário