terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade.


IV DTC (Ano B):  –  Deut 18,15-20; Salmo 95(94); 1Cor 7,32-35; Marcos 1,21-28


Jesus chega à sinagoga de Cafarnaum, onde o povo costumava se reunir aos sábados para rezar, ouvir e celebrar a palavra de Deus. Como Filho de Deus, ele oferece um ensinamento novo com autoridade (vv.22.27). Por meio do ensinamento, articulado com ações salvadoras, Jesus manifesta que é o Messias, o consagrado de Deus. Diante da força divina de Jesus, o espírito impuro, símbolo do poder alienante e opressor, retrocede e se afasta. O ensinamento de Jesus acompanhado de sinais suscita admiração e a pergunta: Quem é Jesus de Nazaré? O mistério da identidade de Jesus é desvelado plenamente na hora da morte, quando o centurião romano, em nome do mundo inteiro, proclama que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus (15,39).

À luz da ressurreição, os discípulos compreenderam que Jesus foi o profeta por excelência, poderoso em obras e palavras (Lc 24,19), que realizou de forma plena a promessa do Messias-profeta da 1ª leitura. Deus faz surgir a figura do profeta para anunciar suas palavras e realizar sinais com sua autoridade. Na aliança do Sinai, da qual Moisés é mediador, Deus fez conhecer sua vontade. Como intermediário de Deus e o povo, o profeta tem a missão de promover sempre e de novo a fidelidade à aliança. O salmo exorta a não fechar o coração para ouvir a voz do Senhor, sendo obediente à sua palavra. A 2ª leitura ensina a viver numa alegre disponibilidade para o serviço do Reino de Deus e dos irmãos.

Jesus ensinava com autoridade, isto é, não somente falando, mas também agindo e libertando através de ações misericordiosas e solidárias. Iluminados/as com a força de sua ressurreição, possamos continuar a missão libertadora através de palavras e sinais proféticos.
 (Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:
01. Em geral, como é exercida a autoridade na família, comunidade e sociedade?
02. O que significa, afinal, "Um ensinamento novo dado com autoridade?" O que o exemplo de Jesus nos ensina?
03. O que você poderia fazer para encarnar o ensinamento de Jesus nessa passagem? Quais as pessoas e grupos que manifestam no mundo uma autoridade semelhante a de Jesus, exorcizando o mal da vida das pessoas e comunidades?

Oração 

Ó Deus de ternura e misericórdia,
faze brotar em nós o desejo de comunhão contigo
e com todos os seres do universo
e ajuda-nos a ser solidários com os que sofrem.
Por Cristo, nosso Senhor. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário