sábado, 29 de novembro de 2014

“O que vos digo, digo a todos: Vigiai!'”

1º Dom Advento (Ano B) – Is 63, 16b-17.19b; 64, 2b-7; Sl 79 (80); 1Cor 1, 3-9; Mc 13, 33-37


Neste início do advento e do ano litúrgico, Marcos conclui o seu discurso escatológico acentuando a exortação à vigilância, como meio de preparar a vinda do Senhor. O convite a vigiar, repetido ao longo do texto, é um apelo dirigido a todos os cristãos, neste tempo especial da graça de Deus revelada em Cristo, o Messias Salvador. O exemplo do homem que, antes de viajar, delega tarefas a seus servos ressalta a necessidade de continuarmos a missão de Jesus, na fidelidade ao projeto de Deus. A figura do porteiro, que espera vigilante a chegada de seu patrão, nos ensina a permanecer despertados para abrir as portas e acolher o Senhor que vem ao nosso encontro. O Senhor, o Kyrios, chega quando menos se espera, a qualquer hora da noite (v.35) e manifesta sua presença de salvação nos acontecimentos da vida de cada dia. Ele inaugura uma nova páscoa, uma noite de vigília (Ex 12,42) até que amanheça o dia da realização plena de seu Reino. Sua presença liberta da escuridão porque Ele é a luz que ilumina e guia no caminho. Por isso, suas palavras despertam uma atitude de esperança, que conduz a um compromisso dinâmico na construção do Reino.

Na 1ª leitura, o povo, numa situação social e política de dependência e desolação, em meio à fragilidade, como um vaso de argila, espera o socorro de Deus, com confiança. Paulo, na 2ª leitura, ao contemplar a fidelidade dos cristãos de Corinto, rende graças a Deus, motivando-os a crescer na comunhão com Cristo que os torna irrepreensíveis, enquanto aguardam a manifestação plena da salvação.


O Senhor nos protege como Pai e Redentor, pois somos obra de suas mãos. Ele nos desperta para acolhermos os sinais de sua manifestação, comprometidos em construir um mundo novo. Que ele nos encontre sempre na vigilância da fé, oração, ocupados com seu Reino.


(Extraído da Revista de Liturgia)



Para refletir e partilhar:

01. Com quais sentimentos começo este novo ano litúrgico, esse tempo do Advento? 
02. Vigiar é estar atento aos sinais da manifestação do Senhor. Como vejo a realidade ao meu redor? O que são trevas e o que são luzes?
03. A partir da liturgia de hoje, o que devo fazer? Como minha família e comunidade podem se preparar melhor nesse Advento?
04. Sou uma pessoa de esperança? Justifique.

Oração 
Ó Deus das promessas,
dá ao teu povo o firme desejo de buscar o teu reino,
para que, acolhendo com obras de paz e justiça
o Cristo que vem ao nosso encontro,
sejamos verdadeiramente servidoras e servidores teus!
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.








Nenhum comentário:

Postar um comentário