segunda-feira, 28 de julho de 2014

O Reino dos Céus é como...

17º DTC (Ano A): 1Reis 3,5.7-12; Salmo 119 (118); Romanos 8,28-30; Mateus 13,44-52


Jesus, mediante as parábolas do tesouro e da pérola, apresenta o Reino como bem supremo. A graça de Deus leva a investir todos os bens e capacidades para adquirir o Reino. Os descobridores afortunados, cheios de alegria, sem hesitar um instante, vendem tudo o que têm para adquirir o tesouro e a pérola. Jesus ressalta que vale a pena empenhar a vida na realização plena do seu Reino. A opção radical por Jesus e seu projeto de salvação leva a relativizar outras prioridades. Ao longo de seu ministério, Jesus proclamou a Boa Nova do Reino, oferecendo um caminho de conversão e vida nova. A parábola da rede lançada ao mar, que recolhe toda espécie de peixes, realça a abertura do Reino a todos os povos. Conforme Lv 11,9-12, parte dos peixes capturados pela rede não eram comestíveis por serem considerados impuros. O chamado dos discípulos começou com uma imagem de pesca (4,19). Os verdadeiros discípulos compreendem os mistérios do Reino e tornamse aptos para ensinar a novidade de Jesus, mostrando a continuidade com as tradições antigas. Todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um Pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas (v.52).

Salomão, na 1ª leitura, consciente da grandeza de sua missão, pede a Deus um coração sábio para governar o povo com justiça e retidão. No salmo, o orante encontra na palavra de Deus um tesouro mais precioso que o ouro; um manancial de luz e sabedoria. A 2ª leitura salienta que Deus conduz todos os acontecimentos.

Jesus revelou o tesouro, a pérola especial, que possibilita uma entrega incondicional ao seu Reino. Somos chamados a lançar as redes nas águas profundas, anunciando a Boa Nova de Jesus com alegria, esperança, ardor missionário. Com Jesus supliquemos ao Pai: Venha o teu Reino.

(Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e partilhar:
01. O que as parábolas do tesouro escondido e da pedra de grande valor nos revela sobre o Reino dos Céus?
02. Você acha que encontrar o Reino dos Céus desencadeia uma mudança alegre e radical na vida da gente? Você já fez esta experiência? Partilhe.
03. Como você e sua comunidade buscam ser discípulos-missionários do Reino dos Céus nesse mundo marcado por tanta violência, guerra, ganância, cinismo e indiferença?
04. Você acredita que o Reino dos Céus está no meio de nós? Onde? Quais são os lugares que você experimenta o Reino dos Céus?
05. Quais pessoas você sente que têm suas vida centrada no Reino dos Céus?


Oração

Ó Deus, nossa força e nossa esperança,
tu santificas as nossas vidas
com a ternura do teu Espírito.
Derrama sobre nós a tua misericórdia
para que, guiados e conduzidos por ti,
pratiquemos a justiça na terra
e testemunhemos firmemente o teu reino.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.

Um comentário:

  1. 01.Como você "encontrou" o Reino dos Céus? Que sentimento despertou em você? O que você deixou para atrás?
    R. Encontrei o Reino dos Céus na Pastoral da Criança, despertou em mim a solidariedade, a partilha, a disponibilidade e o exercício de ouvir. Deixei para traz meu egoísmo.
    02. Você acha que entrar no Reino dos Céus é mesmo uma opção radical? Viver segundo a dinâmica do Reino é parte do seu projeto de vida? Partilhe.
    R. Acho, não é possível servir as coisas do mundo e as de Deus ao mesmo tempo. É parte do meu projeto de vida , porém, as coisas do mundo são atraentes e muitas vezes nos deixamos levar e caímos em grandes ciladas.
    03. Quais são os lugares que você experimenta o Reino dos Céus acontecendo?
    R. Na minha comunidade, quando as pessoas simples buscam dentro de si o melhor para dar às outras pessoas, posso citar uma senhora, com idade avançada, deve viver com uma pequena aposentaria, mas é dizimista e sempre tem uma moeda para oferecer na coleta.
    04. Quais pessoas você sente que têm sua vida centrada no Reino dos Céus?
    R. A Cidinha.
    Celi

    ResponderExcluir