sábado, 12 de julho de 2014

Quem tem ouvidos, ouça! (I)

15º Dom. Tempo Comum (Ano A): Is 55, 10-11; Sl 64 (65); Rm 8, 18-23; Mt 13, 1-23


A longa passagem do evangelho deste domingo começa com uma imagem significativa, a de Jesus mestre que, sentado numa barca – símbolo da comunidade cristã –, ensina a multidão. Em seguida, a figura de Jesus ensinando se confunde com seu próprio ensinamento: ele é o semeador que saiu para semear e que, depois de muitas peripécias da palavra/semente, consegue ter êxito em sua tarefa e colher frutos. A passagem se conclui com um diálogo de Jesus com os discípulos para explicar por que nem todos conseguem compreender e ter acesso a palavra.

Jesus não falou somente para as pessoas que o acolhiam e se convertiam. Comunicou-se com gente aberta e gente fechada, colocou sua semente em terreno fértil e em terreno que não apresentava boas condições para o plantio. Há uma atitude de absoluta gratuidade e abertura da parte de Jesus, um decisão de amor e de acreditar que mesmo o terreno pedregoso poderá dar frutos. Jesus abre o anúncio para todos, mas não força ninguém. A paga desta abertura é se defrontar com pessoas que não vão acolher. E se alguém não acolhe, não cria vínculo com Deus.

No centro do anúncio de Jesus está a própria Palavra de Deus, compreendida mais como um acontecimento na vida das pessoas do que como uma mensagem ou uma doutrina. Como acontecimento, a palavra pede posições, espera reações, gera outros acontecimentos e outras palavras. Na celebração da comunidade, o semeador do reino continua sua labuta e sua lida. A comunidade se reúnde para o fim claro de receber e escutar a Palavra do Senhor. A liturgia, como lugar de escuta, pede de nós a mesma atitude dos discípulos de viver o hoje de Deus e de poder participar de um acontecimento que muitas pessoas desejariam. Escutar a Palavra de Deus torna-se, assim, um momento de graça e de salvação.

(Extraído do Dia do Senhor – Tempo Comum Ano A)

Para refletir e partilhar:
01. Em quem você recolhece que Jesus continua semeando a Palavra de Deus? Quais são os desafios que a Palavra de Deus enfrenta no mundo de hoje?
02. Comente a frase de Jesus, "Quem tem ouvidos ouça!".  Por que parece tão difícil escutar a Palavra?
03. Quais são os frutos que a Palavra tem gerado na sua vida, na vida da sua família, comunidade e no mundo?


Oração

Ó Deus, promessa de vida, a tua palavra fecunda o universo inteiro
e produz frutos de justiça em todos os cantos da terra.
Nós te pedimos a graça de acolhê-la no mais profundo de nossas vidas
e de acreditar sempre em sua força e eficácia.
Abre nossos ouvidos para que possamos escutar o que o Espírito diz às Igrejas,
através da história, da natureza, do clamor dos pobres
e das reivindicações daqueles que são diferentes de nós.
Por Cristo Nosso Senhor. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário