sábado, 15 de dezembro de 2012

Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem




As pessoas que estão à margem acolhem a palavra de Deus anunciada por João. Que devemos fazer? - perguntam as multidões, os publicanos e os soldados. João, seguindo a tradição dos profetas antigos, mostra que a conversão consiste em praticar a justiça e a fraternidade (cf. vv.10-14). A atuação de João faz renascer a expectativa da vinda do Messias. Mas João é o precursor e se considera inferior ao escravo mais humilde, encarregado de desatar as correias das sandálias. O batismo de João simboliza a conversão e prepara para receber o definitivo em Jesus. Como Messias, Jesus batizará no Espírito Santo e no fogo, realizando as promessas de salvação. A imagem da pá, separando os grãos de trigo da palha, acentua o sentido radical do anúncio profético. Jesus traz a Boa Nova da salvação, transformando as situações que impedem o crescimento do Reino. Sua presença libertadora proporciona alegria e paz, sobretudo às pessoas marginalizadas.

Sofonias, na 1ª leitura, convida à alegria e ao júbilo, pois o Senhor manifestou a salvação. A sentença foi revogada e foram afastados os que causaram destruição e exílio. A ação de Deus consola e encoraja: Não temas, pois o Senhor está no meio de ti. O cântico de Isaías é uma ação de graças ao Senhor que possibilita beber no manancial da salvação. A 2ª leitura exorta a testemunhar o evangelho com alegria e bondade, pois o Senhor está próximo. É necessário confiar no Senhor em oração, súplica e ação de graças.

Este é o domingo da alegria, sinaliza que o Senhor está próximo. Sua salvação já está atuando em nosso meio pela ação do Espírito Santo. O precursor do Messias nos chama a uma conversão autêntica, manifestada com frutos de justiça e de fraternidade.

(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:
01. O que mais chama atenção no Evangelho? Qual é a palavra que mais se destaca para você? Por quê?
02. Que categorias de pessoas procuram João Batista? O que João responde a cada uma?
03. Como que João Batista, sua vida simples, seus gestos e suas palavras nos preparam para o Natal que se aproximam?
04. E nós, o que devemos fazer? Como ter uma vida simples num mundo marcado pelo desejo de comprar e possuir as coisas?

Oração 

Ó Deus do universo,
tu vês o teu povo preparando,
fervoroso, o Natal do Senhor.
Dá-nos a graça de trilhar com alegria
o caminho que ele nos abriu
e celebrar sempre o teu louvor
Por Cristo Jesus, nosso Senhor!
Amém. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário