domingo, 2 de dezembro de 2012

Levantai-vos e erguei a cabeça...

I Dom do Advento (Ano C):  –  Jr 33,14- 16; Sl 25(24); 1Tess3,12-4,2; Lc 21,25-28.34-36

O evangelho está situado no final do ministério de Jesus em Jerusalém, antes de sua paixão. Narra a expectativa da vinda gloriosa do Filho do Homem com linguagem profética e apocalíptica, para mostrar a ação de Deus na história. Os sinais que a acompanham (cf. vv.25-28) têm sentido cristológico, apesar da referência à destruição de Jerusalém, durante a guerra judaica (66-73 d.C). A vinda do Senhor é descrita à luz do mistério pascal e faz renascer a esperança da salvação plena, da qual já participamos por sua entrega amorosa na cruz: Levantai e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima (v.28). É necessário permanecer vigilantes e preparados (cf. vv.34-36), como o povo do êxodo (cf. Ex 12,11), para acolher a salvação de Deus. A exortação é para ficar atentos e orar em todo momento, permanecendo acordados com boas obras. A vigilância e a oração constantes possibilitam discernir os sinais da presença do Senhor nos acontecimentos de cada dia.

Jeremias, na 1ª leitura, anuncia a esperança de salvação para o povo sofrido, após a destruição de Jerusalém e a deportação para a Babilônia. A fidelidade de Deus se manifestará no novo rei que fará justiça e estabelecerá o direito na terra. O salmista ora confiante ao Pai, com o desejo de ser instruído em seus caminhos. O amor, a justiça e a fidelidade levam a viver na intimidade com Deus que faz conhecer sua aliança. A 2ª leitura é um apelo a progredir na vida cristã através de um amor transbordante, comprometido com todas as pessoas. O amor mútuo e universal é o caminho da perfeição, é o jeito de se manter vigilante na espera do Senhor.

A salvação revelada em Cristo atua já no presente e mantém firme o nosso compromisso solidário em favor da justiça. O Senhor se manifestará de forma gloriosa para realizar plenamente o seu Reino. Nossa atitude de espera vigilante se concretiza na oração e no amor concreto.
(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:
01. O que é o Advento para você? O que é o Advento para a sociedade de hoje?
02. O que mais chamou a sua atenção no Evangelho de hoje? Por quê?
03. Segundo o Evangelho, com o que devemos ter cuidado? Como devemos estar quando o Filho do Homem chegar (qual a postura do corpo)? O que isto significa? O que Jesus nos exorta a fazer?
04. Como você e sua família vai se preparar para viver este tempo do Advento? Que gestos concretos poderiam fazer?
05. Neste tempo, como podemos evitar/resistir ao consumo exagerado que nos embriaga e seduz?

Oração 

Ó Deus das promessas,
dá ao teu povo o firme desejo de buscar o teu reino,
para que acolhendo com obras de paz e justiça
o Cristo que vem ao nosso encontro,
sejamos verdadeiramente servidoras e servidores teus!
Por Cristo, Nosso Senhor.
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário