sexta-feira, 20 de abril de 2012

Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras



No evangelho, os discípulos relatam a experiência do encontro com Jesus ressuscitado no caminho de Emaús e como o tinham reconhecido ao partir o pão. Transformados pela vida de Jesus, doada por amor, tornam-se testemunhas corajosas de sua ressurreição, começando por Jerusalém. O Ressuscitado partilha a mesa e oferece o entendimento das Escrituras, abrindo as mentes dos discípulos para que entendessem que o Messias haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia (vv.45-46). À luz do mistério pascal, os discípulos compreendem que o plano da salvação, revelado na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, isto é, em todo o Primeiro Testamento, foi realizando plenamente em Cristo. Em nome de Jesus, de sua obra realizada na paixão, morte e ressurreição, Deus oferece a salvação ao ser humano, impelindo-o à conversão e vida nova. Os discípulos recebem a missão de anunciar a ressurreição de Jesus a todos os povos. 

Deus cumpre as profecias glorificando Jesus, o Messias sofredor, pela ressurreição (1ª leitura). O salmo ressalta a firme confiança no Senhor, que ouve a oração, liberta e faz maravilhas por seu servo. Cristo, que doou sua vida pela salvação de todos/as, continua junto do Pai como nosso Defensor, isto é, auxílio, intercessor (2ª leitura). Enquanto permanecemos na comunhão da fé e guardamos sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado.

Deus realizou seu plano de salvação de forma plena, ressuscitando o seu Filho, o Senhor da vida. O Ressuscitado, manifesta sua presença viva em nosso meio, fazendo brilhar a luz da salvação, para que sejamos testemunhas da vida nova, anunciadores de sua paz e amor.

Como os primeiros discípulos, também nós experimentamos sua presença em nossa assembleia celebrante, por meio da palavra e do pão da vida que traz a salvação. Ele abre a nossa inteligência e elimina a nossa cegueira para que sejamos testemunhas do seu mistério pascal.

Para refletir e partilhar:
1. Como você e sua comunidade anunciam e testemunham a ressurreição de Jesus?
2. Como as Sagradas Escrituras ajudam a compreender o messianismo de Jesus?

Oração

Deus da vida, 
pela festa da páscoa renovaste as forças do teu povo! 
Conserva em nós a alegria de quem 
te descobriu como Deus de amor 
e fortalece-nos na esperança de nossa plena libertação! 
Por Cristo, nosso Senhor. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário