sábado, 25 de junho de 2011

Eu sou o pão vivo descido do céu.

Corpus Christi (Ano A): Dt 8, 2-3.14b-16a;Sl 147 (147B); 1Cor 10, 16-17; Jo 6, 51-58


O evangelho de Corpus Christi é o final do “sermão do Pão da Vida” segundo o Evangelho de João. Depois da multiplicação dos pães, Jesus explicou o sentido do “sinal” que acabou de fazer: ele mesmo é “o pão que desce do céu” como presente de Deus à humanidade (Jo 6,26-50). E, no fim de seu discurso, explicou um sentido mais profundo ainda desse mesmo “sinal”: o sentido que celebramos na eucaristia (6,51-58). Depois de ter explicado ser o verdadeiro maná (cf. I leitura), Jesus pede que também seja tomado como alimento, em todos os sentidos: não só como alimento espiritual (alimentar-se de sua palavra, de seu mandamento e do exemplo de sua vida), mas também como alimento físico, no gesto sacramental. (No texto grego de Jo 6,54 está que devemos “mastigar” sua carne e beber seu sangue. Maior realismo dificilmente se imagina!)

Esse ensinamento, só podem entendê-lo os que têm o Espírito (6,63), os que receberam o “prometido” da Última Ceia e continuam celebrando essa ceia como realização da ordem que Cristo nos legou. Alimentamo-nos de Cristo não somente escutando sua palavra, mas recebendo o dom de sua “carne” (= vida humana) e “sangue” (= morte violenta) dados “para a vida do mundo” (v. 51). Tomando o pão e o vinho da eucaristia, recebemos Jesus como verdadeiro alimento e bebida. A sua vida, dada para a vida do mundo, até a efusão de seu sangue, torna-se nossa vida, para a eternidade. (...)

Celebrar é tornar presente. Receber o pão e o vinho da eucaristia significa assumir em nós mesmos a vida dada por Jesus até morrer para todos nós, em corpo e sangue. Significa “comunhão” com essa vida, viver do mesmo jeito. E significa também comunhão com os irmãos, pelos quais Cristo morreu (“um só pão”, como diz a II leitura).

(Extraído da revista Vida Pastoral)

01. Como você, sua família e comunidade se alimenta do Cristo?
02. Como o mistério eucarístico está ligado com o mistério da encarnação?
03. Comungar o Cristo é se comprometer com Ele.  Quais as implicações que decorrem da comunhão?
04. Como é a Celebração Eucarística na sua comunidade? 


Oração

Senhor Jesus Cristo,
no admirável sacramento da eucaristia
deixaste-nos, como herança, o memorial de tua paixão e entrega por nós.
Dá-nos celebrar com profundidade e grande amor o mistério do teu corpo e sangue
para colher, em cada dia de nossas vidas, os frutos da salvação.
Isto pedimos a ti, que és Deus
com o Pai e o Espírito Santo. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário