sábado, 4 de junho de 2011

Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo.

Ascensão do Senhor (Ano A): At 1, 1-11; Sl 46; Ef 1, 17-23; Mt 28, 16-20


Jesus ressuscitado encontra-se com os discípulos na Galileia, onde havia iniciado o ministério (4,12-17). O Senhor, leva os discípulos a superar as dúvidas e a reconhecer sua autoridade plena no céu e na terra. Jesus confia aos discípulos uma missão que garante a continuidade de seu projeto libertador: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (v.19). O envio missionário dirige-se a todas as nações, não apenas a Israel. Os discípulos devem congregar os povos e torná-los seguidores de Jesus, ensinando-os a observar suas palavras e ações solidárias. O batismo possibilita entrar neste caminho, numa nova relação de comunhão com o Pai através do Filho e do Espírito Santo. Jesus assegura sua presença no meio dos discípulos. Como o Emanuel, o Deus conosco (1,23), Jesus fortalece os cristãos para que permaneçam no caminho de fidelidade à vontade do Pai. Ele permanece com os discípulos guiando-os e protegendo-os até a realização plena do Reino.

A 1ª leitura descreve a ascensão de Jesus como o coroamento de sua missão. Quarenta dias tem um sentido simbólico ligado ao amadurecimento da fé, à preparação dos discípulos para a missão. O salmo celebra a realeza do Senhor sobre toda a terra e sobre todas as nações. Na 2ª leitura, a sabedoria do Pai nos faz compreender a grandeza de seu poder manifestado na ressurreição e glorificação de seu Filho, Jesus.

O Senhor nos confia o anúncio da Boa Nova da salvação, libertando-nos da estagnação e transformando-nos em construtores de paz e fraternidade. Toda a comunidade é chamada a fazer discípulos de Jesus, a serviço da vida nova e da paz.
(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:
01. Como você e sua comunidade continuam a missão de Jesus Cristo no mundo de hoje?
02. Quais são as pessoas que te ajudaram (ajudam) a ser verdadeiro/a discípulo/a de Jesus? E quem você companha e ajuda a ser discípulo/a de Jesus?

Oração

Deus da vida,
dá-nos a graça de vivermos profundamente
estes dias de alegria em que festejamos a ressurreição de Cristo,
para que a nossa vida corresponda sempre mais
àquilo que na fé celebramos.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário