sábado, 5 de março de 2011

Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática...

IX Dom. TC (Ano A): 1ª Leitura - Dt 11,18.26-28.32; Salmo - Sl 30
                               2ª Leitura - Rm 3,21-25a.28; Evangelho - Mt 7,21-27


O evangelho encerra o Sermão da Montanha (caps. 5 a 7), focalizando a relação entre a palavra e a ação. Senhor! Senhor! É uma aclamação litúrgica, que expressa a fé da comunidade reunida em oração. Mas a fé deve ser integrada com a vida através de ações misericordiosas e transformadoras, como as que foram reveladas ao longo do sermão. Cumprir a vontade do Pai (v.21) é a condição indispensável para fazer parte do Reino de Deus. A fé coerente e verdadeira de quem realiza a vontade de Deus é acentuada por Jesus mediante a imagem da construção de duas casas. O primeiro construtor é sábio, pois edifica a casa sobre fundamentos sólidos, capazes de resistir às chuvas torrenciais e aos ventos impetuosos. Já o segundo é insensato, porque constrói a casa sobre o terreno que desmorona com facilidade. A comparação mostra que os verdadeiros discípulos constroem sobre a rocha, sobre Cristo e sua Palavra. 

A 1ª leitura recorda o discurso de Moisés para salientar a necessidade de gravar a palavra do Senhor no coração, deixando-a sempre diante dos olhos. O povo escolhe o caminho da bênção, seguindo com fidelidade os mandamentos de Deus. O salmo revela a bondade e a compaixão de Deus, que socorre os oprimidos. Paulo, na 2ª leitura, destaca que a humanidade pecadora é salva pela graça de Deus, em virtude da redenção realizada em Jesus Cristo.

Somos chamados/as a manifestar nossa fé em Jesus não só por palavras, mas esforçando-nos para cumprir a vontade de Deus. É preciso alicerçar a vida e a comunidade sobre Jesus, a rocha firme, confiando em sua graça para superar as adversidades e desafios decorrentes da missão.

(Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e partilhar:


1. Qual o lugar que a Palavra de Deus ocupa em sua vida? Ouvir e praticar os ensinamentos de Jesus constituem um desafio para a Igreja hoje? Compartilhe.
2. O que significa, afinal, construir a casa sobre a rocha?
3. Destaque um ensinamento do sermão da montanha (Mt 5-7) que é particularmente uma boa-notícia para o mundo atual.


Oração

Ó Deus, pai e libertador nosso,
o teu amor por nós não falha nunca.
Olha o teu povo aqui reunido
e afasta de nós tudo o que nos oprime e humilha.
Ajuda-nos a experimentar o teu amor por nós,
em comunhão com Jesus, teu filho,
na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário