sábado, 12 de março de 2011

Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

I Dom. Quaresma (Ano A): 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7; Salmo - Sl 50
                                            2ª Leitura - Rm 5,12-19; Evangelho - Mt 4,1-11


Jesus, pleno do Espírito Santo, é provado, mas mantém-se fiel à vontade do Pai. Ele revela ser o Messias Servo, solidário com os pobres e excluídos, rejeitando o poder, a glória política e religiosa, as soluções fáceis. Os quarenta dias simbolizam especialmente os quarenta anos passados por Israel no deserto (Nm 14,34). Jesus revive a experiência da fome e da confiança do povo na providência divina. Ele é tentado a transformar as pedras em pães, como no tempo do maná, mas vence a provação, demonstrando a necessidade essencial de alimentar-se da palavra de Deus (v.4; Dt 8,3). No ponto mais alto do templo de Jerusalém, Jesus rejeita todo o desejo de prestígio e afirma que Deus não deve ser colocado à prova (v.7; Dt 6,16). Numa montanha muito alta, Jesus vence a tentação de poder e domínio sobre o mundo, afirmando que somente o Senhor deve ser adorado e servido (v.10; Dt 6,13). O diabo, opositor da obra de Deus Pai e do Filho, retira-se derrotado. Deus envia seus mensageiros para alimentar o Filho, que segue com fidelidade o seu plano.

Na 1ª leitura, o ser humano é ressaltado como criatura de Deus, modelado com amor e animado por seu sopro vital. Colocado no jardim do universo, tem a possibilidade de conhecer o bem e o mal e de escolher o caminho da vida. O salmista ensina a abrir o coração para acolher a misericórdia do Senhor. A 2ª leitura, ao comparar Jesus Cristo com a humanidade pecadora, salienta que onde se multiplicou o pecado, a graça transbordou.

Jesus nos ensina a vencer as tentações de prestígio, poder, riqueza sem compromisso com a justiça e a ética. Recebemos o sopro da vida para mantermos uma relação filial, amorosa com Deus e com sua palavra.

(Extraído da Revista de Liturgia)


Para refletir e partilhar:
01. De que forma hoje nós e nossas comunidades são colocadas à prova? O que nos mantém firmes no caminho do Reino e nos ajudam a resistir as provações do acúmulo, do prestígio e do poder?
02. Como viver a vida de acordo com este Evangelho? O que ele nos ensina sobre o cuidado da vida do Planeta?

Oração

Deus das misericórdias,
dá-nos a graça de crescer, ao longo desta quaresma,
no seguimento de Jesus Cristo e de corresponder ao seu amor
com uma vida segundo o seu evangelho.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.


Um comentário:

  1. O video da campanha da fraternidade e um alerta para nos comecarmos a cuidar da nossa casa ou seja o nosso planeta. Vamos tentar reciclar fazendo a nossa parte e tentar nao sermos escravos da ditadura da moda comprando tudo o que achamos importante poren disnecessario.

    ResponderExcluir