sábado, 8 de janeiro de 2011

Este é o meu Filho amado.



Mateus faz questão de mostrar por que Jesus se incorpora ao povo que está para receber o batismo de João: o que para outros era sinal de arrependimento, para ele é a plenittude da justiça. Estruturando sua narração como uma revelação ou epifania de Deus em Jesus Cristo, mostra um claro ritmo trinitário: o Pai fala, o Espírito se manifesta, Jesus recebe o título de Filho. Os céus se abrem – e havia a crença entre os judeus de que os céus tinham se fechado e Deus havia esquecido seu povo – para que o Espírito de Deus repouse novamente na humanidade. A figura da pomba recorda a esposa do Cântico dos Cânticos e possui nitidamente esta dimensão esponsal de Deus que casa novamente com a humanidade e com ela refaz sua aliança. Jesus, como o amado do Pai, é consagrado para a missão, assumindo a missão do servo proclamada por Isaías, encarregado de estabelecer o reino.

A comunidade cristã, corpo de Cristo, continua esta missão de ser, ao mesmo tempo, filho de Deus e servo da confiança de Deus, expressão do amor de Deus por toda a humanidade. A sua missão continua hoje na entrega das pessoas e dos grupos que lutam contra a fome no mundo e estão a serviço dos mais fracos. Celebrando, hoje, a memória do dia em que Jesus foi batizado, nós também descemos com ele às águas e anunciamos as maravilhas daquele que nos chamou das trevas à sua luz. Participamos desse cargo de confiança, vivemos, nós também, esta experiência de ver o céu se abrindo e o Pai se manifestando a nós pelo seu Espírito.

(Extraído do Dia do Senhor)

Para refletir e partilhar:

1. Como a celebração do Batismo do Senhor pode nos ajudar a viver o nosso próprio batismo?
2. Consagrado nas águas do Jordão, Jesus abraça com fidelidade a sua missão e inaugura o seu ministério. Você tem consciência da sua missão no mundo? De que forma a sua comunidade-Igreja continua a missão de Jesus?
3. Você já visitou a pia batismal ou a Igreja onde você foi batizada/o e renovou como adulto o seu batismo, mais consciente do seu significado? Como foi esta experiência?


Oração

Ó Deus do universo, força de consolação,
quando o teu filho Jesus mergulhou nas águas do Jordão
e o Espírito desceu sobre ele,
tu o proclamaste teu filho amado.
Dá aos teus filhos e filhas,
renascidos da água e do Espírito Santo,
a graça de permanecerem sempre na tua comunhão.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário