domingo, 2 de janeiro de 2011

Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande.

Epifania do Senhor (Ano A): Is 60,1-6; Sl 71; Ef 3,2-3a.5-6; Mt 2,1-12


Mateus continua a descrever os acontecimentos da infância, mas alarga o quadro, mostrando que os pagãos são atraídos pela luz de Jesus Rei. O episódio está centrado no tema da realeza. Herodes, chamado o grande, estrangeiro, é rei da Judéia, nomeado e protegido pelo senado romano e visto pela população como ilegítimo. Jesus nasce na cidade de Davi, como descendente de Davi, potencialmente sucessor legítimo. Para Herodes, é um rival perigoso. Uns magos orientais acorrem ao presumido herdeiro a fim de render-lhe homenagem, tratando-o com o título de Rei dos judeus. A astúcia de Herodes é vencida pelo milagre da estrela e pela fidelidade dos visitantes. Os magos trazem o tributo dos pagãos ao rei menino e voltam por outro caminho.

O texto também indica um itinerário da fé: a busca dos sinais de Deus e o deixar-se conduzir por eles; a experiência de fé que transfigura as inquietações em uma grande alegria; a adoração e o reconhecimento do Deus da vida, caracterizados pela abertura dos tesouros dos magos; enfim, a transformação da existência coditiana, sinalizada pela volta dos magos por outro caminho.

A festa da Epifania retoma o Natal de Jeus celebrando a sua humanidade manifestada a todos os povos e não apenas ao povo judeu. Traz consigo a mística da universalidade da salvação: “Levanta-te e brilha, Jerusalém, olha o horizonte e vê. Sobre todas as nações brilha a glória do Senhor”(Is 60, 1). Da mesma forma, santo Agostinho: “A palavra grega epifania, significa minifestação. Hoje, portanto, manifesta-se o Redentor de todos os povos e faz deste dia a festa de todas as nações”.

Nossa assembléia, com sua pluralidade e diversidade, é sinal desta universalidae da salvação que é dada a todos os povos. Nela repercute a mesma alegria que tomou conta dos magos ao rever a estrela – e não é assim que nos sentimos a cada domingo quando nos encontramos para escutar a Palavra e cantar os seus louvores? Ela é hoje para nós e para nossos irmãos e irmãs o aviso que nos é dado para sermos conduzidos até ele, experenciarmos o encontro que nos transfigura e trilharmos novos caminhos.

(Extraído do Dia do Senhor)
Para refletir e partilhar:

1. Descreva o seu itinerário de fé. Como você tomou consciência ou despertou para a fé em Jesus Cristo?Quais foram as experiências mais marcantes da sua caminhada de fé? Quais são os sinais que te orientam no mundo de hoje?

2. A Epifania nos ensina que a salvação é para todos os povos. Você percebe que a sua comunidade é composta por gente de costumes e tradições diferentes? Isso é uma riqueza ou um problema?


Oração


Ó Deus, de todos os povos,
guiando os magos pela estrela,
tu revelastes hoje o teu filho Jesus a toda a humanidade.
Dá a nós, teus servos e servas, que já te conhecemos pela fé,
a graça de buscarmos sempre o teu rosto
e participarmos plenamente da tua luz.
Por Cristo, nosso Senhor! 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário