sábado, 4 de dezembro de 2010

Convertei-vos (II Advento - Ano A)


As palavras de João retomavam as advertências dos profetas, usando imagens como a da fogueira que queima e limpa tudo e a do machado que corta as árvores. Escolhe uma citação do profeta do retorno (Is 40,3) ou seja, do segundo êxodo. João tem um aspecto de asceta como o grande profeta Elias em 2Rs 1,8, cuja volta a comunidade judaica espera até o dia de hoje como sinal do Messias (cf. Mt 11,15).

João goza de credibilidade de um profeta. Por seu estilo de vida e por sua atividade devidamente reconhecida, atraiu o povo. A ele vinham as autoridades religiosas e sociais de Israel. João se dirige a todos: judeus e não judeus, pobres e ricos... Pede conversão e justiça. Exige arrependimento, confissão pública e a conversão como fruto. Mas João não se considera a realização das promessas e as aponta no que “virá depois”. O êxodo, o deserto e o mar Vermelho apontam para a páscoa que vai se realizar em Jesus. Jesus foi discípulo de João, recebeu dele a formação de profeta e é ele o cumprimento de todas as promessas.

João acolhe e batiza o povo como sinal de abertura à vinda do Senhor. Ao mesmo tempo, desmascara os ouvintes impenitentes que não estão dispostos a uma mudança de vida. O papel do Batista é apontar o caminho da conversão. Ele tem consciência de ser apenas a voz que clama no deserto. Por isso, o apelo deste segundo domingo do advento é: "Preparai os caminhos do Senhor".

A nossa conversão não é uma condição para que Deus venha. O Senhor vem independentemente da nossa conversão e a sua chegada é tão certa como a aurora. Nossa conversão é sinal de que estamos abrindo os braços para a sua vinda. Por isso, na celebração deste domingo, ao acender a vela da coroa, deixemo-nos iluminar pela alegria da sua chegada, e que o Senhor mesmo nos purifique com o batismo do Espírito e do fogo.
(Extraído do Dia do Senhor, Ano A)



Para refletir e partilhar:
1. Entender conversão como sinal de acolhida ao Senhor que vem, o que nos ensina? Para nos voltarmos àquele que vem, o precisamos abandonar, deixar para trás?
2. Qual aspecto da vida de João Batista (palavra, gesto, atitude) que mais fala à você neste tempo do Advento?
3. Quem são e onde estão os "João Batista" de hoje?


Oração

Deus das misericórdias,
liberta-nos de tudo o que pode impedir
e atrapalhar nossa intimidade e comunhão
com o Cristo que vem ao nosso encontro.
Tua sabedoria nos conduza e guie,
para que participemos plenamente
da vida que veio nos dar.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém


Um comentário:

  1. First of all, I really enjoy all of the updates and especially the beautiful Advent music! Thank you, Jonas! This past week, I was walking past our infirmary chapel in the monastery and noticed the liturgical hanging that Fr. Leo (I think) gave the infirmary for Advent. I have been meaning to look closer at it, especially since it is by C. Pastro, whose art I also enjoy very much. So, I stopped in and was taken back by imagery, catapulted into prayer! Of course, the tapestry is full of the images from Isaiah: peace and justice in the land, the lion laying down with the kid, and the child playing by the adder's brood. What struck me next was the reaction of John the Baptist to the Pharisees and Sadducees who cam out to the desert to see him...You brood of vipers!!! The contrast struck me, and as a monk myself I know John was speaking to me, too. So much of my prayer this week has been directed this address, and what I need to do because of it.

    ResponderExcluir