sábado, 17 de julho de 2010

Uma só coisa é necessária. (XVI DTC - Ano C)

No evangelho, o episódio de Marta e Maria ressalta que a escuta da palavra de Deus, a fé, o amor contemplativo é fundamental para fortalecer o compromisso no serviço ao próximo. A escuta atenta de Maria e o serviço generoso de Marta são duas atitudes de adesão ao evangelho. Maria senta-se aos pés do Senhor para escutar a sua palavra em atitude de discípula (v.39; cf. 8,35 e At 22,3). Marta trabalha, preocupada em bem servir bem o Mestre. Jesus afirma que uma só coisa é necessária (v. 42) e elogia Maria por escolhido a melhor parte, que não lhe será tirada. E diz isso a Marta, para que também ela, na condição de servidora nos afazeres cotidianos, aprenda a buscar o essencial. O seu trabalho não pode tornar-se empecilho para o crescimento na fé.
Na 1ª leitura, Abraão e Sara acolhem os mensageiros de Deus, enviados para visitar, anunciar a salvação. No carvalho de Mambré, onde Abraão havia construído um altar (v.1; cf. 13,18), Deus manifesta sua presença de amor. O acolhimento, a gratuidade do patriarca Abraão é recompensada com um dom muito mais valioso: a promessa do nascimento do filho esperado.
A 2ª leitura destaca que, através das alegrias e sofrimentos decorrentes do anúncio do evangelho, participamos do ministério de Cristo. Por meio da vida, morte e ressurreição, o mistério escondido desde séculos e gerações foi revelado. Agora, Cristo está em nosso meio como a esperança da glória, da vida nova. Ele nos impele a anunciar a sua mensagem, a exortar e a ensinar com sabedoria, a crescer em comunhão com seu projeto de salvação.
A escuta atenta da palavra do Senhor é condição para que a evangelização seja realizada com sucesso. O anúncio da palavra e o serviço generoso e solidário ao próximo devem ser integrados com equilíbrio. Maria, Marta, Abraão nos ensinam a acolher com gratuidade o Senhor, que nos visita continuamente através da Palavra e dos irmãos necessitados. 
(Extraído da Revista de Liturgia)

Para reflexão e partilha: 
1. Você acha que as pessoas têm dificuldade de se silenciar e escutar o outro? Por quê? 
2.Qual é o lugar que a Palavra de Deus ocupa em sua vida cotidiana? E na comunidade onde você participa?
3. Comente o que disse Jesus: "...Uma só coisa é necessária."


Oração 

Ó Deus, amigo dos pobres e peregrinos,
 nós te agradecemos porque,
 neste domingo,
 nos acolheste em tua casa
e partilhaste conosco tua palavra e tua força.
 Renovados pela graça da intimidade contigo,
 fiquemos sempre atentos à tua palavra de salvação,
 e sensíveis às necessidades de nossos irmãos e irmãs.
Por Cristo, nosso Senhor.
 Amém.






3 comentários:

  1. Muito interessante seu blog . Nos leva verdadeiramente a uma reflexão mais profunda da Palavra ouvida.Leva-nos ao silencio . A musica partilhada me deixou muito em paz.. Que bom. Deus se revelando de tantas formas.Muito
    obrigada. Louvado Seja o Senhor, Nosso Deus que se manifesta de tantas formas.

    ResponderExcluir
  2. 1. Eu acho que as pessoas têm muita dificuldade em ouvir o outro. Por que nos dias de hoje em dia, todos vivem muito ocupados e voltados para si mesmo e não encontram tempo para ouvir o outro.
    2. Um lugar prioritário, também em minha comunidade.
    3. Ouvir é uma maneira de sermos atenciosos e de mostrarmos nosso amor a quem nos fala e é a grande oportunidade de aprendermos e adquirirmos conhecimento. Conhecimento não se apaga e nos acompanha pela eternidade.
    Celi

    ResponderExcluir
  3. This summer, I myself have felt like a pilgrim, having lived in 3 states in the course of 3 months with many different people (Even in my own home, I no longer have a bed, room, or space of my own!). But, the experience has put me in touch with a variety of different people, and kept me out of the "comfort zone" long enough to recognize what every experience has in common - that God is manifest in all these people and situations. But, I have also realized how much trouble we all have listening to one another. I think often times we are too caught up in our own plans, ideas, and projects to hear what others have to say, and therefore what the Lord has to say to us through them, both in words and in actions. Perhaps, then, the "one thing that is necessary" might be an open heart and an open ear.

    Michael

    ResponderExcluir