sábado, 24 de julho de 2010

Senhor, ensina-nos a orar... (XVII DTC - Ano C)



Jesus costuma rezar e seus discípulos desejam aprender com ele: Senhor, ensina-nos a orar como João... (v.1). Semelhante a outros grupos, que tinham orações próprias, o Pai Nosso caracteriza a oração dos discípulos de Jesus. Jesus ensina a santificar, a glorificar o nome do Pai e a implorar a vinda do Reino indicando sua manifestação concreta “no pão cotidiano” (vv.2-3), pedido central no Pai nosso. Como o povo alimentado pelo maná (Ex 16), o empenho comunitário na busca do sustento diário, leva a confiar na providência de Deus. A fraternidade possibilita viver o perdão, a livrar-se da tentação (v.4), da ambição da glória e poder, dinheiro e injustiças. Jesus exorta a perseverar no caminho da oração. Pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta (v.9). O Espírito Santo ajuda a realizar o projeto de amor fraterno e solidário proposto por Jesus.

Na 1ª leitura, o diálogo com Deus revela a Abraão a questão fundamental: Destruirás o justo com o pecador? (v.23). Deus é paciente com Abraão, que está preocupado com o número de justos necessário para salvar a cidade. Deus não julga conforme o critério humano de justiça, é compassivo e misericordioso, perdoa gratuitamente, conduzindo à conversão e à salvação. A 2ª leitura convida a viver de forma renovada, pois fomos libertados pela obra redentora de Cristo na cruz.

(Extraído da Revista de Liturgia)

Para reflexão e partilha:
1. Você reza? A sua oração e o seu jeito de rezar têm mudado com o tempo? De que maneira?
2. Você reza com a sua comunidade? Como é esta experiência? Alguma lembrança significativa?
3. Comente a oração que Jesus ensinou seus/suas discípulos/as a rezar, o "Pai Nosso".


Oração 

Pai nosso que estais no Céu,
santificado seja o Vosso Nome,
venha a nós o Vosso reino,
seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
e não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Pois vosso é reino, o poder e a glória para sempre.
Amém.


Taizé
Misericordias domini in aeternum cantabo
(A misericórdia do Senhor, sempre, sempre eu cantarei)

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.
Para sempre proclamarei a sua fidelidade.
Os céus celebram as tuas maravilhas, Senhor!
Feliz o povo que sabe louvar e bendizer e caminhar à luz do teu rosto

5 comentários:

  1. Fatima Ogioni26/7/10 12:37

    Sim O poder da oracao, porem com uma reflexao nos possibilita a grandes descobertas no dia dia das nossas vidas.

    Saber orar, refletir nao e tao simples, tenho percebido na nossa comunidade um interesse profundo, onde todos estao atento as explicacoes do Paroco, que por sinal esta excelente ao nossos mais simples conhecimentos. Que Deus continue iluminando o Pe Jonas e dando-o cada dia mais, Sabedoria para transmitir os ensinmentos de Gristo Jesus.

    ResponderExcluir
  2. 1. Rezo. Minha maneira de rezar mudou muito com o crescimento da minha fé. Hoje não faço tantas orações decoradas e sim converso com Deus, o Pai Nosso sempre faço de forma refletiva e adoro ler Salmos.
    2. Sim. É partilha: muitas vezes de dor e sofrimento, outras de conquistas, alegrias e felicidade; crescimento na fé e muito aprendizado.
    3. O “Pai Nosso” é uma oração completa, que glorifica o PAI e a vinda do Seu reino, pedimos o PÃO de cada dia (que se traduz em termos um trabalho, alimento, moradia digna, escola, saúde, creche para os filhos das mães que trabalham, etc.), o PERDÃO dos nossos pecados e a proteção para não cairmos nas TENTAÇÕES que nos cercam.
    Celi

    ResponderExcluir
  3. OI PADRE EH A GIOVANA ,ENTREI AQUI PRA QUE SAIBA O QNT SOMO GRATOS A DEUS POR TE-LO CONOSCO....
    OBRIGADA POR TODA ESSA ESPIRITUALIDADE.

    ResponderExcluir
  4. Fátima,
    Valeu pelo comentário. De fato, a reflexão pode nos levar a uma oração mais amadurecida, à uma verdadeira experiência de encontro com Deus.

    Celi,
    É bem verdade que as nossas orações e o nosso jeito de rezar deve amadurecer junto com a nossa caminhada de fé. Quantas lembranças de nossas orações comunitárias que sempre uniam fé e vida, sobretudo a vida mais sofrida do nosso povo. Que o Pai Nosso continue alimentando em nós o sonho do Reino.

    Giovana,
    Obrigado pela participação e incentivo. Espiritualidade é mesmo viver no Espírito de Jesus Cristo, continuando sua missão. A promessa de Jesus é que se pedirmos ...o Pai do Céu dará o Espírito Santo.

    Valeu, gente querida, pelos comentários e visitas. Continuemos a partilhar nossas reflexões e nossos sentimentos e assim, vamos nos ajudando mutuamente na caminhada da fé. E perseveremos na oração! Orações e paz!

    ResponderExcluir
  5. Tentei nesta semana"ruminar",a palavra ouvida no domingo trazendo para minha realidade na semana. Talvez não consiga expressar de uma forma como gostaria, as respostas as questões levantadas, mas tentarei dizer.
    1 -Rezo .Com o tempo,com certeza são novas formas, novo sentido,interessante que a pergunta fez com que descobrisse,tanta riqueza neste encontro com Deus, que até havia passado indiferente muitas vezes no dia a dia, nas pequenas coisas principalmente.
    2 - Sim. Na comunidade é o momento em que sinto que a oração nos faz, viver o amor fraterno, a partilha ,o perdão.É muito boa a experiência, de liberdade de tudo que possa nos desunir,diferenças de pensamentos de atitudes. Sinto que é a oração perfeita.
    3- Como disse, tentei realmente trazer para a minha semana que termina hoje.(pretendo assim o fazer, toda semana), cada passo desta reflexão e claro o Pai Nosso é a oração perfeita, mas a parte que me tocou mais nestes dias...
    Seja feita a vossa vontade.... Senhor,que realmente eu tenha sabedoria e entendimento para descobrir no dia a dia tua Vontade... Sei que com tua graça , e só com ela terei humildade suficiente para realiza-la.
    Não nos deixeis cair em tentação, tentação principalmente de deixar que o desanimo, a tristeza de perceber que muitas vezes não comprendemos e não somos compreendidos em nossas ações e queremos deixar de buscar verdadeiramente o teu Reino que é paz, alegria, perdão, justiça, enfim , Misericordia Infinita, Amém

    ResponderExcluir