sábado, 12 de setembro de 2015

Quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la


24º Domingo do Tempo Comum (Ano B):  
Leituras –  Isaías 50,5-9a; Salmo 115(114); Tiago 2,14-18; Marcos 8,27-35


Jesus, enquanto ensina nos povoados de Cesaréia de Filipe, manifesta sua identidade. O povo identifica Jesus com grandes personagens da tradição bíblica: João Batista, Elias, um dos profetas. Pedro, porta-voz dos discípulos, reconhece em Jesus o Messias (= ungido), o enviado de Deus, que realiza as esperanças de libertação, passando pelo sofrimento da cruz para chegar à glória da ressurreição. Os discípulos são orientados a manter silêncio, para evitar falsas interpretações sobre o messianismo de Jesus. Somente à luz da fé pascal, eles compreenderão a plenitude do mistério da revelação de Cristo, que culmina com sua morte e ressurreição. Assim, a identidade de Jesus, como Messias-Cristo, revela-se plenamente a partir do anúncio da Paixão: o Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado, morto e ressuscitar (v.31). Os que rejeitam Jesus, como o Messias sofredor, sua paixão, morte e ressurreição, opõem-se ao projeto de Deus. Professar que Jesus é o Cristo significa assumir adesão radical ao Mestre, que se entregou totalmente pela salvação da humanidade.

No 3º cântico do Servo (1ª leitura) o Servo acolhe a missão em meio às adversidades. No salmo, Deus ouve e salva o Servo, que suplica em meio às aflições. A fé leva a aceitar a vontade Deus em cada aspecto da vida (2ª leitura). Mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras (v.18).

Jesus anuncia a esperança na vitória sobre o sofrimento e a morte através da fidelidade ao Pai e seu projeto de salvação. A trajetória e o destino do Mestre continuam na comunidade dos discípulos e discípulas, que vivem com radicalidade o compromisso evangélico.

(Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e comentar:
01. Quem é Jesus para mim? 
02. O que significa professar a fé em Jesus como Messias-Servidor?
03. Quais são as pessoas e grupos que me inspiram por viverem "com radicalidade o compromisso evangélico"?
04. Professo minha fé em Jesus, Messias-Servidor, todas as vezes que eu...

Oração 

 Ó Deus, criador e senhor do universo, olha para as nossas necessidades.
Faze-nos sentir profundamente em nossas vidas a força da tua misericórdia,
para que possamos nos dedicar, com todas as forças,
ao teu santo serviço e ter para com nossos irmãos e irmãs
os mesmos sentimentos que tens para conosco.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.


Um comentário:

  1. 01. Quem é Jesus para mim?
    R. Jesus para mim é tudo, Nele eu posso confiar minhas alegrias, tristezas, dúvidas, Ele é o filho de Deus que morreu por mim para que meus pecados fossem perdoados, Ele me sustenta, me animas, me da forças, me conduz, enfim sem Ele como iria viver? Em que acreditar?
    02. O que significa hoje professar a fé em Jesus o Messias-Servidor?
    R. Minha fé em Jesus sem que eu olhe para aqueles que estão a margem de tudo, é uma fé vazia, é um egoísmo total, não posso dizer que tenho fé se meus olhos enchergam somente aquilo que quero ver.
    03. Quais são as pessoas e grupos que me inspiram por viverem "com radicalidade o compromisso evangélico"?
    R. Hoje em uma Comunidade nova sem conhecer as pessoas e grupos não saberia responder.
    Celi

    ResponderExcluir