quinta-feira, 25 de setembro de 2014

"Filho, vai trabalhar hoje na vinha!"



Jesus apresenta a parábola dos dois filhos, chamados pelo pai a trabalhar na vinha. A imagem da vinha encontrase com frequência na Bíblia (Is 5,1-7; Jr 12,10-11; Sl 80 [79]), sobretudo para expressar a aliança de Deus com o povo. O texto de hoje salienta a maneira como os dois filhos se dirigem ao pai, as atitudes que adotam e, especialmente, suas palavras e ações. O filho verdadeiro não mostra apenas disponibilidade, mas trabalha na vinha do pai, praticando a sua justiça. É imagem dos cobradores de impostos e as prostitutas que precedem no Reino, porque acolhem a Boa Notícia anunciada por Jesus. Eles experimentam a presença salvadora de Deus manifestada em Jesus, cuja missão foi preparada e testemunhada por João. A adesão a Jesus e a sua mensagem proporciona a entrada no Reino.

A 1ª leitura acentua que a misericórdia do Senhor acompanha o povo exilado, na Babilônia. A palavra de Deus possibilita um novo começo, a formação de uma nova comunidade, comprometida com a reconstrução do futuro. O salmista contempla a bondade e a retidão do Senhor, que ensina a trilhar os seus caminhos.

A 2ª leitura exorta a ter os mesmos sentimentos de Cristo, procurando viver no amor mútuo, na comunhão do Espírito, na ternura e compaixão; não fazendo nada por ambição pessoal, nem se considerando melhores que os outros. Cristo nos dá o exemplo, tornando-se servo, esvaziando-se por amor a nós até o extremo da cruz.

A liturgia ressalta que a fidelidade à vontade do Pai manifesta-se com ações concretas, não com palavras sem compromisso. Como outrora, o Pai nos convida a trabalhar na sua vinha, a entrar no seu Reino, guiados por seu Filho Jesus, que permaneceu fiel ao seu plano de amor.
(Extraído da Revista de Liturgia)


Para refletir e partilhar:
01. Por quê a atitude do segundo filho é reprovada? Qual é a surpresa que Jesus relata usando esta parábola?
02. O que significa trabalhar na vinha do Pai (veja 1a. Leitura)? Qual o serviço que você e sua comunidade realiza nesta vinha?
03. Como Jesus cumpriu plenamente a vontade do Pai (veja 2a. Leitura)? Como (e através de quem) a vontade do Pai continua a se realizar nos dias de hoje?

Oração

Ó Deus, criador e senhor do universo, olha para as nossas necessidades.
Faze-nos sentir profundamente em nossas vidas a força da tua misericórdia,
para que possamos nos dedicar, com todas as forças, ao teu santo serviço
e ter para com nossos irmãos e irmãs os mesmos sentimentos que tens para conosco.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário