O evangelho afirma que amar a Jesus consiste em guardar seus mandamentos, sua palavra. Jesus assegura que o Pai dará outro Defensor para que permaneça sempre com os discípulos, o Espírito da Verdade, que dará aos discípulos a força para continuar a missão no mundo, testemunhando a fé em meio aos que se opõem ao projeto de Deus. Após a glorificação do Filho de Deus, o Espírito atua nos fiéis como um rio de água viva (7,38-39), animando-os a prolongar os gestos misericordiosos e solidários de Jesus de Nazaré. O Espírito ensinará e recordará aos discípulos tudo o que Jesus havia dito (v.26). Ele revela o novo modo da presença de Jesus com os seus. Os que acolhem e seguem com fidelidade os ensinamentos de Jesus experimentam o amor filial do Pai.
Na 1ª leitura, Filipe anuncia a Boa Nova de Cristo na Samaria. Pedro e João são os enviados da comunidade de Jerusalém para acolher os novos convertidos. Eles rezam e impõem as mãos, invocando o dom do Espírito Santo sobre a comunidade. A ação do Espírito rompe as fronteiras e une as comunidades no amor e na solidariedade. O salmista, ao lembrar as ações libertadoras de Deus, como na passagem pelo mar Vermelho, exclama: como são grandes vossas obras! A 2ª leitura acentua que Cristo sofreu a morte na existência humana, mas recebeu nova vida no Espírito (v.18). O testemunho da esperança em Cristo leva a transformação social, a manter a firmeza na fé, a praticar o bem em meio às adversidades.
O Espírito permanece conosco para que possamos amar a Cristo, praticando a sua Palavra. Ele nos ajuda a conservar a memória de Jesus, que sofreu e morreu para que tivéssemos vida nova. Em Cristo permanecemos fiéis ao projeto de Deus, sobretudo quando somos difamados, perseguidos.
(Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e partilhar:01. O Espírito que invocamos já está no meio de nós! Como o Espírito continua a agir hoje na sua comunidade e no mundo?
02. Em que consiste "guardar os mandamentos de Jesus"?
Oração
Deus da vida,
dá-nos a graça de vivermos profundamente
estes dias de alegria em que festejamos
a ressurreição de Cristo,
para que a nossa vida corresponda sempre mais
àquilo que na fé celebramos.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário