sábado, 5 de fevereiro de 2011

Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo.

V Dom. TC (Ano A): 1ª Leitura - Is 58,7-10 - Salmo - Sl 111,4-5.6-7.8a.9
                              2ª Leitura - 1Cor 2,1-5; Evangelho - Mt 5,13-16


No evangelho, Jesus continua seus ensinamentos declarando: Vós sois o sal da terra (v.13). Como o sal dá sabor e preserva os alimentos, é símbolo de sabedoria, sendo associado à aliança: Jamais deixarás faltar o sal da aliança do Senhor às ofertas (Lv 2,13). Ao comparar seus seguidores com o sal, Jesus mostra o sentido da missão no mundo, como sinais da aliança de Deus. Eles perdem sua identidade como sal quando cessam de viver conforme as bem-aventuranças. A imagem do sal insosso, jogado fora e pisado pelas pessoas adverte para permanecer no caminho de Cristo, dando sabor ao mundo. Continuando o discurso direto aos discípulos, Jesus afirma: Vós sois a luz do mundo (v.14). A imagem da cidade irradiando luz, desde o alto, e atraindo todos os povos mostra como deve ser a missão dos cristãos no mundo. Mediante a fé em Jesus e o compromisso com o evangelho, eles iluminam a todos, como uma vela acesa no candelabro. Brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus (v.16). A ação eficaz e o estilo de vida dos/as discípulos/as levam outras pessoas a reconhecer e dar graças a Deus.

Na 1ª leitura, após o exílio na Babilônia, em meio ao desafio da reconstrução do país, o profeta acentua que a verdadeira religião exige justiça social, amor fraterno. Ser luz significa repartir a comida, acolher o pobre, vestir o nu, ser solidário. O salmo realça que o justo brilha como a luz.

Paulo, na 2ª leitura, anuncia o mistério de Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos (1,23). Ele salienta que o sucesso de seu ministério está na ação do Espírito Santo, não na capacidade humana ou na oratória.

Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo mediante as boas obras de justiça e misericórdia. Como discípulos/as, recebemos a força do Cristo crucificado, para comunicarmos gosto e sabor ao mundo, ajudando as pessoas a permanecer na fidelidade ao projeto de Deus.

(Extraído da Revista de Liturgia)


Para refletir e partilhar:
1. O que as imagens do sal e da luz evocam em você?
2. Qual é a boa notícia que esta Palavra de Deus traz para nós?
3. O que significa ser hoje "sal da terra" e "luz do mundo" na realidade onde você e a sua comunidade vivem?


Oração

Deus, amigo da humanidade,
que entras em nossa história para dar sabor e luz ao mundo!
Nós te bendizemos porque tu compartilhas conosco esta missão.
Dá-nos a graça de ter nosso olhar
atento às necessidades dos outros
e ao sofrimento dos pobres.
Que toda a nossa vida e o universo inteiro
louvem o teu nome.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.



Um comentário:

  1. Olá Pe. Jonas
    Que bom constatar que você leva à frente teu projeto de usar a web, especialmente neste blog, para partilhar seus conhecimentos e sua experiência de fé!
    Cumprimento-o pela a mudança no layout e a inserção dos vídeos. Belas dicas!
    Que Deus te abençõe!
    Um abraço, Pedro

    ResponderExcluir