sábado, 7 de agosto de 2010

Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (XIX DTC - Ano C)

Jesus exorta à vigilância através da parábola dos empregados, que esperam a volta do seu senhor de uma festa (vv.35-38). A ação de cingir-se simboliza a preparação para o serviço, no amor e na gratuidade. As vestes orientais eram longas, sendo arregaçadas para facilitar o trabalho ou a viagem (cf. Ex 12,11). As lâmpadas acesas caracterizam a esperança na realização plena da salvação. Quem segue a Cristo permanece vigilante na missão. É como um sábio dono de casa, que não se deixa surpreender pelo ladrão (vv.39-40). A liderança na comunidade deve ser marcada pelo serviço fraterno, não pelo excesso de poder e autoridade. Mas o serviço, a fidelidade é um apelo dirigido a todas as pessoas. A 1ª leitura recorda a experiência do Êxodo, da noite da libertação em que a vida do povo foi preservada. Durante o sacrifício do cordeiro pascal, o povo “entoa os hinos” (v.9) de louvor e ação de graças a Deus. A ceia pascal mantém o povo unido, na solidariedade, disponível para acolher a salvação no presente da sua história. A 2ª leitura ensina a viver a fé com esperança, como os antepassados. Entre os vários exemplos de homens e mulheres que testemunharam a fé, destaca-se o de Abraão. Ele acreditou nas promessas de terra e descendência numerosa. Seguiu o chamado de Deus, deixando sua terra e parentela em busca de vida melhor para todo o seu povo. Estava disposto a oferecer até mesmo Isaac, o herdeiro da promessa, pois confiava em Deus, o Senhor da vida.

O Pai confia a nós o seu Reino, impelindo-nos a construir um tesouro aonde “o ladrão não chega e nem a traça corrói”. É necessário permanecer vigilantes para acolher a manifestação do Senhor, na busca de uma nova sociedade, de vida melhor para todos. Como nossos pais e mães na fé, caminhemos com alegria e esperança.
(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir/partilhar:
01.   Quais são as grandes distrações do mundo atual que nos impedem de permanecermos vigilantes na construção do Reino?
02.   Como agem as lideranças do mundo atual? O que o Evangelho nos ensina a respeito da liderança cristã?
03.   O que eu devo fazer para viver o ensinamento do Evangelho de hoje?

Oração

Pai de bondade,
mais uma vez preparaste para nós a mesa
e proveste o necessário para o nosso sustento.
Acompanha-nos nesta semana que começa e
fortalece-nos nos teus caminhos,
para que a busca do teu reino e de tua justiça
ocupe todas as nossas energias.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.


Ubi caritas et amor
Ubi caritas Deus ibi est
(Onde reina o amor, fraterno amor
Deus aí está)

Um comentário:

  1. 1- O mundo moderno nos leva sempre mais ao consumismo exagerado,e isso consequentemente nos leva a cada vez mais nos preocuparmos em ter, em competir e não em construirmos o todo em nosso vida, principalmente o individualismo cada vez mais crescente em nosso meio, faz com que não percebemos ou esquecemos de estar atentos ao Reino de Deus que deve ser construido no meio de nós.
    2- Na maioria das vezes em seu proveito proprio. O Evangelho é claro "Eu vim para servir e não para ser servido".
    3- Estar vigilante, buscando na oração o encontro mais intimo com o Senhor,ouvir a Palavra
    tentando realmente conhece-la para assim vive-la no dia a dia. Senhor, ensina-me a viver o teu Reino aqui e agora, junto com todos meus irmãos de caminhada.

    ResponderExcluir