domingo, 6 de setembro de 2009

Abra-se! (XXIII DTC – B)

Depois [Jesus] olhou para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abra-se!"
O trecho do Evangelho de hoje demonstra que a ação de Jesus faz realizar o Reino de Deus no meio do povo. Na perspectiva da fé cristã, Jesus faz acontecer o que o profeta Isaias descreve na primeira leitura (Is 35, 4-7a).
"Com frequência a Bíblia descreve a situação do povo, fechado à palavra de Deus, como tendo-se tornado surdo e mudo, e assegura que a desobediência à palavra torna os lábios e os ouvidos inúteis. Quando volta uma época de obediência a Deus, imediatamente as línguas se soltam e proclamam a glória de Deus, como se todos profetizassem. Essas imagens revelam um verdade essencial: a nossa fé se apóia totalmente numa escuta da palavra de Deus e em sua vivência na prática. Ler ou proclamar a palavra de Deus significa reconhecer o primado de Deus em nossa vida. (...) O gesto de Jesus narrado pelo evangelho torna-se atual num gesto feito na Igreja para a iniciação dos catecúmenos. No rito do batismo, atualmente em vigor, o gesto do effata foi colocado no fim, entre os sinais de conclusão e de exortação. Enquanto toca os ouvidos e a boca do batizando, o celebrante diz: "O Senhor Jesus, que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, te conceda que possas logo ouvir a sua palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai." ... A palavra de Deus na Igreja depois do Concílio e da reforma litúrgica recuperou o lugar que compete: leitura da Bíblia, celebrações bíblicas, nova importância dada à liturgia da palavra." (Missal Dominical – Missal da Assembléia Cristã, São Paulo: Paulus, 1995, p. 1012-1013)
No meio de tantas vozes e barulhos que estamos expostos no dia-a-dia, o Evangelho de hoje nos questiona sobre o lugar que a voz – a palavra – de Deus ocupa em nossa vida pessoal, na vida da nossa comunidade e de toda a Igreja.
Para refletir/comentar:
  1. Partilhe como você e sua comunidade se relaciona com a palavra de Deus. Somos ainda surdos ou ouvintes ativos da Palavra?

Senhor Jesus,
tu que fizestes os surdos ouvirem e os mudos falarem,
abra os nossos ouvidos
para escutar a tua palavra de libertação e vida
para que assim, possamos professá-la
com nossa boca e nossa vida.
Amém.

Um comentário:

  1. Camila Serrano9/9/09 18:09

    Olá Padre.

    Gostei muito da postagem, na verdade da homilia né.
    Bom este final de semana fizemos um retiro com a juventude da igreja, especificamente com a turma do crisma.
    E neste tempo foi refletido diversos assuntos, que nos fizeram ver que de fato muitas vezes estmos surdos e mudos para as coisas de Deus.
    Gostaria muito que o Senhor pudesse assistir a juventude neste momento, é um momento de transformção e de uma chama intensa acesa nos corações.
    Um grande abraço.
    Fique com Deus.

    Camila Serrano.

    ResponderExcluir