sábado, 12 de abril de 2014

Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor!

Domingo de Ramos e Paixão (Ano A): Mt 21,1-11; Is 50, 4-7; Sl 21 (22); Fl 2, 6-11; Mt 26, 14 – 27, 66)


Jesus entra em Jerusalém em clima de festa. Parece que Ele quer mesmo isso porque arma a cena que reproduz direitinho a profecia de Zacarias (o rei dos judeus virá como rei pacífico, montado num jumentinho, não numa montaria de guerra). É aquela aclamação. O povo festejava na expectativa de ter finalmente o prometido descendente de Davi, que ia reconduzir Israel a uma situação de vitória até maior do que as glórias idealizadas do passado. "Hosana ao filho de Davi", clamavam. E a lembrança das promessas feitas à dinastia de Davi alimentava certa imagem do Messias. O problema é que essa imagem de Messias poderoso, invencível, não ia combinar bem com o que aguardava Jesus pouco tempo depois.

Deus, como de costume, exagera na surpresa. O Messias, além de não vir alardeando poder, entra na fila dos condenados. Para quem não olhasse a história com os olhos de hoje, não haveria muita diferença entre as três cruzes no alto do monte Calvário.

Domingo de Ramos é o portal de entrada da Semana Santa. Para as comunidades cristãs, esta semana maior sempre será um confronto com o problema do mal no mundo. Muito sofrimento. Além das catástrofes naturais, há no mundo muita opção de morte, desde a violência da guerra, o terrorismo, a violência urbana, a morte pela fome e as deficiências até a violência contra a própria natureza.Qual a saída? A guerra preventiva para vencer o terrorismo com o terrorismo? A imposição da idolatria do capital contra o império do mal?Ou a saída, certamente a mais difícil, não será a da proposta do Evangelho, que passa pelo mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor? Muitas vezes Jesus caminha ao nosso encontro e nós não o reconhecemos. Tenhamos a coragem de viver estes dias da Paixão meditando os sofrimentos de Cristo, que são os nossos sofrimentos para vencermos a morte na alegria da Ressurreição.
 (Extraído da CNBB)

Oração

Ó Deus, com ramos de oliveira,
crianças e pobres aclamaram Jesus ao entrar na cidade santa.
Abençoa nossa comunidade aqui reunida,
com ramos nas mãos louvando o teu nome.
Que no meio deste mundo ameaçado
pela violência este sinal da vitória pascal do Cristo,
nos anime no trabalho pela paz.
Por Cristo, nosso Senhor. 
Amém.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Eu sou a ressurreição e a vida.

V Dom. Quaresma (A): Ez 37, 12-14; Sl 129 (130); Rm 8, 8-11; Jo 11, 1-45

O evangelho coloca a ressurreição de Lázaro, como o sétimo sinal, a plenitude dos demais. Jesus manifesta-se como o Senhor da vida, apontando para o grande sinal de sua ressurreição. Lázaro, Marta e Maria representam a comunidade, que gera vida nova através do amor fraterno. Jesus chega à comunidade quatro dias após a morte de Lázaro, quando não havia mais esperança de vida. Com sua prática, Jesus transforma a doença e a morte considerados castigo de Deus em vida e ressurreição. Reavivada pela esperança de renascimento da vida, Marta professa a fé: Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Cristo, o Filho de Deus (v.27). Jesus solidariza-se com os que choram e se compadece diante do sofrimento. Lázaro, o amigo de Jesus que estivera morto, obedece à ordem dada por Jesus, levanta-se do sepulcro e volta para a vida. Jesus, o Filho de Deus, faz jorrar a vida onde reina a morte. A comunidade, mediante o amor e a solidariedade, ajuda Lázaro a encontrar o caminho da vida. 

A 1ª leitura mostra que o povo exilado na Babilônia encontra-se numa situação de morte, sem esperança de vida, como ossos secos na sepultura (cf. Ez 37,11). Mas, Ezequiel anuncia que a ação de Deus se manifestará através do Espírito, fazendo o povo sair das sepulturas, do exílio para se estabelecer em sua terra. Na 2ª leitura, a comunhão com Cristo morto e ressuscitado nos possibilita viver segundo o Espírito, que habita em nós de forma renovada pela justiça.

Graças a Cristo, ressurreição e vida, a morte não é o fim do caminho, a última palavra. Em Cristo, somos chamados a viver, segundo o Espírito, uma existência nova para Deus. Testemunhamos nossa fé batismal transformando as situações de morte, de exclusão, em vida plena.

(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:

01. Diante da tragédia na escola do Rio de Janeiro e outras tragédias humanas (guerra, fome, violência etc), como o Evangelho de hoje é boa notícia para o mundo?

02. De que maneira a fé em Jesus que se manifesta como a ressurreição e a vida nos dá força e coragem para enfrentar os sinais de morte presentes em nosso meio?

03. Destaque o trecho das leituras deste domingo que mais chamou a sua atenção.


Oração

Ó Pai, Senhor, nosso Deus,
dá-nos a graça de caminhar com alegria
no mesmo amor que levou teu filho a entregar sua vida
pela salvação da humanidade.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém