domingo, 19 de maio de 2013

Recebei o Espírito Santo.

Domingo de Pentecostes: At 2, 1-11; Sl 103 (104); 1Cor 12, 3b-7.12-13; Jo 20, 19-23


As hostilidades e perseguições, sobretudo da parte do império romano, geram medo e dificuldades no anúncio da mensagem da salvação. O encontro dos discípulos com o Ressuscitado os liberta e suscita profunda alegria. As marcas da paixão de Jesus, suas mãos e o lado, revelam os sinais vitoriosos da vida sobre a morte. Do lado aberto de Jesus fluem rios de vida nova, o Espírito (7, 37-39). A palavra de Jesus, o enviado do Pai, ilumina a missão dos discípulos. Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio: Recebei o Espírito Santo! (vv.21-22). O Espírito que os discípulos recebem é o sopro divino, que lembra Gn 2,7, quando Deus infundiu o dom da vida ao ser humano. Assim, o sopro de Jesus caracteriza a vida nova que surge de sua ressurreição, capacitando os discípulos para a missão de libertar dos pecados e da opressão.

Na 1ª leitura, o Espírito de Deus plenifica as pessoas de todas as nações. A força unificadora do Espírito reconstrói a unidade e leva a viver a fé em Jesus Cristo, na diversidade de línguas e culturas. O salmista bendiz o Senhor, pois ele concede a existência às criaturas através de seu espírito ou sopro vital: Se o sopro lhes tiras, morrem. Envias teu espírito, são criadas e assim renovas a face da terra. A 2ª leitura enfatiza que fomos batizados num único Espírito para formarmos um único corpo. Os diversos ministérios provêm do mesmo Espírito, do mesmo Senhor, do mesmo Deus que realiza tudo em todos.

A ação perene do Espírito manifesta no mundo a salvação de Deus, destinada a todo o ser humano. Como os discípulos, o Espírito nos liberta de todas as formas de opressões e nos plenifica da presença de Deus, capacitando-nos para sermos anunciadores da Boa Nova de Jesus.
(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:
1. Onde percebo a ação do Espírito Santo hoje?
2. O que devemos fazer para promover a paz, a unidade e a comunhão entre os cristãos?


Oração

Ó Deus, mãe da consolação,
na alegria desta festa em que iluminas com o fogo do teu amor
as comunidades de todos os povos e nações,
derrama, sobre o universo inteiro,
o dom generoso do teu Espírito
e realiza agora no coração da Igreja
as maravilhas que operaste no início da pregação do evangelho.
Por Cristo, nosso Senhor. 
Amém.