domingo, 4 de novembro de 2012

“Ame ao seu próximo como a si mesmo.”


XXXI Dom TC (Ano B):  –  Dt 6,2-6; Salmo 18(17); Hebreus 7,23-28; Marcos 12,28b-34


Um letrado foi até Jesus, mas não para pô-lo à prova.  Aproximou-se de Jesus com simpatia. Ele conhece os 613 preceitos, 365 proibições e os 248 mandatos da sua religião.  Seria possível resumir todos esses mandamentos em um só? Esta é a pergunta do letrado.  Em vez de um, Jesus propõe dois, juntando Dt 6,5 e Lv 19, 18.  O primeiro é recitado pelas comunidades judaicas diariamente:  “Ouve, ó Israel, o Senhor teu Deus é uno...” O segundo é “Ame o teu próximo como a ti mesmo”.  Ao acrescentar que não há outro maior, significa que todos os outros devem ser submetidos a estes dois.

O letrado se revela alguém que crê em Deus com sinceridade de coração.  Ele aceitou a sabedoria de Deus na primeira aliança e se abre ao seu reinado que se faz presente em Jesus.  Para Marcos, em Jerusalém não está tudo perdido, e Jesus pôde encontrar um discípulo entre os seus adversários.  O escriba aprova a resposta de Jesus e, indo além do que ele disse, vê nele o cumprimento da profecia: o amor é o que Deus deseja, mais do que os sacrifícios.  Ele entendeu o fundamento do ensinamento de Jesus.

A celebração é um o momento privilegiado de escuta da Palavra de Deus e de discernimento sobre os caminhos que le propõe para a comunidade e para cada pessoa.  Os textos de hoje nos situam no coração do ensinamento de Jesus:  Deus como centro de nossa vida, e o amor ao próximo.  O gesto de dar graças e repartir o pão convida a comunidade a fazer de toda a sua vida uma eucaristia, amor concreto que dá a vida.

(Extraído do Dia do Senhor)
Para refletir e comentar:
01. O que chamou a atenção no Evangelho?
02. Em resposta ao escriba, Jesus recorda a oração que é centro da vida judaica, "Ouve, ó Israel..." O que significa ouvir (... ouvir a Deus?) Você se considera um bom/uma boa ouvinte? E a sua família/comunidade, sabe ouvir? Como se tornar melhores ouvintes uns dos outros e da Palavra de Deus?
03. Qual é a Boa Notícia que esta palavra traz para nós?  Que atitude nos pede?

Oração 

Deus da aliança, fonte de misericórdia,
por tuda graça, teu povo eleito pode te servir com dignidade.
Dá-nos progredir sempre neste caminho,
sem nada mais preferir que o teu amor e o teu reino.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.