sábado, 29 de setembro de 2012

' Quem não é contra nós é a nosso favor'.




Os discípulos ainda não se abriram à mensagem de Jesus. Eles tentam impedir a ação libertadora de alguém, apenas porque não pertencia ao seu grupo. Sua fé continua insuficiente para libertar do mal e cuidar dos doentes (9,18-19). Jesus ensina a acolher todos os que fazem o bem, dizendo: Não o impeçais. Quem não é contra nós está a nosso favor (vv.39-40). A ação do Espírito de Deus é sem fronteiras e desperta as pessoas para gestos solidários, como oferecer um copo de água para beber. Jesus recompensa quem age em seu nome e exorta a não escandalizar os pequenos, que creem nele. O valor absoluto do Reino é simbolizado pelas imagens do pé, da mão e dos olhos. O ser humano todo é chamado a entrar no Reino de Deus, ou seja, na vida plena, assumindo opções coerentes com a mensagem libertadora de Jesus.

A 1ª leitura evoca a caminhada pelo deserto, quando os setenta anciãos são investidos com a força do Espírito e se tornam cooperadores de Moisés. Moisés reconhece a ação profética de Eldad e Medad apesar de não pertencerem ao grupo dos anciãos: Oxalá que todo o povo do Senhor fosse profeta (v.29). O salmo ressalta que a lei do Senhor ilumina e enriquece quem a segue. A 2ª leitura exorta profeticamente a partilhar os bens com os necessitados, a não explorar os trabalhadores, privando-os do salário digno para viver.

A palavra e atuação de Jesus comprometem a trabalhar em favor da libertação de todas as formas do mal no mundo. O seguimento abre os horizontes da comunidade para a comunhão com todos os que colocam suas vidas a serviço da humanidade.
(Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e comentar:
01. Como me relaciono com as pessoas que são diferentes de mim? E com aquelas que não pertecem ao meu grupo/pastoral, comunidade e/ou religião?
02. Reconheço que Deus também age através daqueles/as que não pertecem ao meu grupo?
03. Na comunidade, família e sociedade, procuro somar forças ou dividir e marginalizar?

Oração 

Ó Deus, que mostrais vosso poder, sobretudo no perdão e na misericórdia,
derramai sempre em nós a vossa graça, para que,
caminhando ao encontro das vossas promessas,
alcancemos os bens que nos reservais.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.