segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

' Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor!'

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo (Noite) – Isaías 9,1-6; Salmo 96 (95); Tito 2,11-14; Lucas 2,1-14


Por meio do nascimento de Jesus em Belém, na Judéia, no tempo do imperador romano César Augusto, Lucas situa a história da salvação no contexto da história humana. José, descendente de Davi, vai com sua esposa Maria, grávida, a Belém para o recenseamento. Como não havia lugar para eles na hospedaria, Jesus nasce na extrema pobreza. Aos pastores, nômades pobres e discriminados o anjo do Senhor anuncia a grande alegria: Hoje, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor (v.11). O sinal dessa Boa Notícia é um menino recém-nascido, envolto em faixas e deitado numa manjedoura. A multidão de anjos canta os louvores que expressam o sentido salvífico do nascimento do Messias Salvador: a glória de Deus nas alturas e, na terra, a paz, o shalom, que consiste na plenitude de bens e felicidade.

Esse cântico dos anjos é a aclamação messiânica de Jesus como Príncipe da paz (1ª leitura). O povo de Israel, no norte, encontra-se na escuridão da morte, sobretudo, por causa da opressão e violência do império assírio. Mas é iluminado pela esperança do nascimento de um filho de estirpe real, que será mais sábio que Salomão e mais forte que Davi para estabelecer a paz, o direito e a justiça. A luz brilhou de modo especial pela vinda de Cristo, que revelou a salvação de Deus a toda a humanidade, como evidencia a 2ª leitura. Jesus nasce em nosso meio, oferecendo-nos a plenitude da vida e da paz, que nos impele a reconhecer os sinais libertadores de sua graça e bondade. Com o/a salmista cantemos ao Senhor um canto novo porque hoje nasceu para nós o Salvador para governar o mundo com justiça.

Como Maria e os pastores, reconheçamos e adoremos nosso Senhor que se dá a nós nos sinais da palavra, do pão e do vinho consagrados.
 (Extraído da Revista de Liturgia)
Para refletir e partilhar:
01. O que mais te chamou a atenção na celebração do Natal de Jesus neste ano?
02. Que mudança de vida este Natal nos pede?


Oração 

Ó Deus de amor,  que fizestes resplandecer esta noite santa
com a claridade da verdadeira luz,
concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério,
possamos gozar no céu sua plenitude.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.