domingo, 15 de maio de 2011

Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

IV DT Pascal (Ano A): At 2, 14a. 36-41; Sl 22 (23); 1Pd 2, 20b-25; Jo 10, 1-10

Normalmente, as ovelhas eram reunidas num redil comum para passarem a noite. Pela manhã, cada pastor fazia sair suas ovelhas chamando-as pelo nome a fim de conduzi-las às pastagens. Jesus usa esta imagem para falar da sua missão. Ele é o pastor que conhece as suas ovelhas e caminha à sua frente guiando-as no caminho. Ele é, ao mesmo tempo, o pastor e a porta das ovelhas, o caminho que conduz à salvação. Quem segue a Cristo encontra segurança e vida plena. Jesus salva, dá a vida em plenitude em contraste com aqueles que oprimem e exploram o povo.

A 1ª leitura sublinha que Jesus foi constituído Senhor e Cristo, títulos essenciais da fé cristã. O acolhimento da mensagem de salvação leva à conversão e ao batismo em nome de Jesus Cristo. Assim, os cristãos tornam-se aptos para receber o dom do Espírito Santo, a vida nova como filhos e filhas de Deus. O salmo usa a imagem do pastor que, no mundo antigo, indicava principalmente a liderança e a providência do rei por seu povo. O salmista confia no pastor divino até mesmo quando o caminho leva para um vale de sombra e de morte. Na 2ª leitura, os cristãos encontram em Cristo, o Servo sofredor, o modelo para transformar o sofrimento que lhes é imposto em testemunho de fé. Sob o cuidado do pastor, somos chamados a ser solidários com os que sofrem, com os excluídos.

Cristo ressuscitado é o Bom Pastor que nos conhece pelo nome e nos guia no caminho para Deus. Quem passa por Cristo, pelo seu projeto de libertação, encontra a vida em plenitude. A comunhão com Cristo Pastor, a escuta de sua palavra impele a doar a vida para cuidar e defender o rebanho.

(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir e partilhar:

01. Num mundo marcado por relações impessoais, o que significa ouvir de Jesus que o pastor "conhece suas ovelhas, elas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome..."?

02. Disse Jesus, "Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem." Em que sentido Jesus é a porta? Como ele veio trazer a vida em abundância?

03. Quais são as características de um/a lider que seja no mundo de hoje bom/boa pastor/a?


Oração

Deus de ternura,
conduze à alegria do teu reino 
todos os homens e mulheres que buscam teu rosto,
para que o pequeno rebanho dos discípulos e discípulas de Jesus
possa atingir, apesar da sua fraqueza, 
a estatura da maturidade de Cristo, nosso pastor,
por quem te pedimos na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário