segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Façam todo o esforço para entrarem pela porta estreita. (XXI DTC - Ano C)






Aprofundando os textos bíblicos: Isaías 66,18-21; Jesus, caminhando para Jerusalém, atravessa cidades e povoados e enquanto ensina alguém lhe pergunta: Senhor, são poucos os que se salvam? (v.23). Mediante palavras e ações, Jesus revela a salvação de Deus, destinada a todas as pessoas. Ele exorta a empenhar todas as forças na busca do Reino. Esforçai-vos por entrar pela porta estreita (v.24). Os que se comprometem com a proposta de libertação de Jesus, entram pela porta estreita. A condição para viver em comunhão com o Senhor é a prática da justiça (v.27). Virão muitos do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus (v.29). A Boa Nova de Jesus desfaz os limites estabelecidos por privilégios, pertença étnica, cultural ou religiosa. Mas ele espera o esforço da fé, transformado em amor fraterno e solidário, como resposta à sua palavra, como exigência para participar do seu banquete. 


Na 1ª leitura, o profeta mantém viva a esperança do povo na reconstrução das cidades e da vida. Após o exílio na Babilônia, ele ajuda os repatriados a não se fecharem em seu egoísmo, pois Deus oferece a salvação a todos os povos. A esperança, o sonho messiânico é congregar num só povo todas as nações dispersas, desde o tempo da torre de Babel (Gn 11). 


A 2ª leitura mostra que Deus, na sua solicitude paternal, conduz a vida e a história da humanidade com amor. Como um Pai, ele educa os filhos que ama. O Senhor corrige a quem ele ama (v.6; cf. Pr 3,12). 


A confiança em Deus, a fidelidade aos seus ensinamentos fortalece a fé, produz frutos de paz e de justiça. Deus oferece a salvação gratuitamente, mas espera a nossa resposta, o nosso compromisso com os valores do evangelho. Ele nos educa como um Pai para que possamos crescer na fé e no amor solidário. Somos chamados a participar do banquete do Reino, cooperando para que todos tenham vida plena.

Para refletir e partilhar:

1. Qual é o critério fundamental para entrar na porta estreita?
2. Partilhe o trecho do Evangelho que mais gostou e porque.




Oração

Ó Deus, força dos fracos,
tu unes o teu povo com o laço do teu amor.
Dá a teus filhos e filhas a graça de cumprir teus mandamentos
e ter o coração fixo nas tuas promessas,
e, assim, viver na alegria plena que Jesus Cristo,
teu filho, veio nos trazer.
Por ele, nós te pedimos,
na unidade do Espírito Santo.
Amém




sábado, 7 de agosto de 2010

Onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (XIX DTC - Ano C)

Jesus exorta à vigilância através da parábola dos empregados, que esperam a volta do seu senhor de uma festa (vv.35-38). A ação de cingir-se simboliza a preparação para o serviço, no amor e na gratuidade. As vestes orientais eram longas, sendo arregaçadas para facilitar o trabalho ou a viagem (cf. Ex 12,11). As lâmpadas acesas caracterizam a esperança na realização plena da salvação. Quem segue a Cristo permanece vigilante na missão. É como um sábio dono de casa, que não se deixa surpreender pelo ladrão (vv.39-40). A liderança na comunidade deve ser marcada pelo serviço fraterno, não pelo excesso de poder e autoridade. Mas o serviço, a fidelidade é um apelo dirigido a todas as pessoas. A 1ª leitura recorda a experiência do Êxodo, da noite da libertação em que a vida do povo foi preservada. Durante o sacrifício do cordeiro pascal, o povo “entoa os hinos” (v.9) de louvor e ação de graças a Deus. A ceia pascal mantém o povo unido, na solidariedade, disponível para acolher a salvação no presente da sua história. A 2ª leitura ensina a viver a fé com esperança, como os antepassados. Entre os vários exemplos de homens e mulheres que testemunharam a fé, destaca-se o de Abraão. Ele acreditou nas promessas de terra e descendência numerosa. Seguiu o chamado de Deus, deixando sua terra e parentela em busca de vida melhor para todo o seu povo. Estava disposto a oferecer até mesmo Isaac, o herdeiro da promessa, pois confiava em Deus, o Senhor da vida.

O Pai confia a nós o seu Reino, impelindo-nos a construir um tesouro aonde “o ladrão não chega e nem a traça corrói”. É necessário permanecer vigilantes para acolher a manifestação do Senhor, na busca de uma nova sociedade, de vida melhor para todos. Como nossos pais e mães na fé, caminhemos com alegria e esperança.
(Extraído da Revista de Liturgia)

Para refletir/partilhar:
01.   Quais são as grandes distrações do mundo atual que nos impedem de permanecermos vigilantes na construção do Reino?
02.   Como agem as lideranças do mundo atual? O que o Evangelho nos ensina a respeito da liderança cristã?
03.   O que eu devo fazer para viver o ensinamento do Evangelho de hoje?

Oração

Pai de bondade,
mais uma vez preparaste para nós a mesa
e proveste o necessário para o nosso sustento.
Acompanha-nos nesta semana que começa e
fortalece-nos nos teus caminhos,
para que a busca do teu reino e de tua justiça
ocupe todas as nossas energias.
Por Cristo, nosso Senhor.
Amém.


Ubi caritas et amor
Ubi caritas Deus ibi est
(Onde reina o amor, fraterno amor
Deus aí está)